Crux Marketing Crux Marketing
  • HOME
  • QUEM SOMOS
  • SERVIÇOS
    • Inbound Marketing
    • Marketing Digital
    • Redes Sociais
    • Sites
  • BLOG
  • CONTATO
Crux Marketing Crux Marketing
  • HOME
  • QUEM SOMOS
  • SERVIÇOS
    • Inbound Marketing
    • Marketing Digital
    • Redes Sociais
    • Sites
  • BLOG
  • CONTATO
abr 05
Jovem sentada em mesa pesquisando termos em glossário de marketing digital no laptop.

Glossário de Marketing Digital: aprenda sobre os termos mais utilizados

  • abril 5, 2019
  • wadhy
  • Conceitos, Marketing Digital

Conheça agora mesmo o conceito dos principais termos, métricas, ferramentas e estratégias nesse glossário de marketing digital.

Você já está ligado que o marketing digital é a principal estratégia utilizada para promover e divulgar marcas, produtos, serviços, conteúdo e ideias para a sua audiência na web. Porém, além disso, é essencial entender os principais conceitos para que você tenha mais autonomia no momento de planejar seus objetivos e definir as estratégias para alcançá-los.

Que tal facilitar o entendimento das métricas de análise, dos principais termos, bem como as ferramentas e estratégias já existentes? Nesse post você vai encontrar alguns conceitos do marketing digital que são mais utilizados e irá entendê-los de forma descomplicada. Com essa leitura você vai poder se situar e direcionar o marketing digital do seu negócio com muito mais efetividade!

Confira o glossário de marketing digital a seguir.

Glossário de Marketing Digital: Métricas

CPC: Custo por Clique

É uma forma de cobrança pelos anúncios de links patrocinados como o Google Ads ou Facebook Ads. O anunciante paga um valor cada vez que o usuário clicar no seu anúncio, geralmente o direcionando para o site ou landing page desejada. O valor pago por cada clique é o CPC, ou custo por clique.

CPA: Custo por Aquisição

O custo por aquisição é relacionado ao objetivo da campanha de links patrocinados. Seja vendas, captação de leads ou downloads de aplicativos, o CPA calcula o quanto foi investido para obter cada conversão.

CTR: Taxa de Cliques por impressão

Compara o número de cliques em cada anúncio com o número de impressões, em porcentagem.  Ou seja, se o seu anúncio foi mostrado 10 vezes e recebeu 2 cliques, sua taxa de cliques por impressão, ou CTR (click-through rate), é de 20%.

Impressão

Cada vez que seu anúncio é mostrado na tela de um visitante é considerada uma impressão.

KPI: Key Performance Indicators

São os “indicadores-chave de desempenho” definidos para medir o progresso das ações estratégicas das suas campanhas de marketing digital.

Pageviews

Visualizações de páginas. Revela quantas vezes as páginas do seu site foram visualizadas.

ROI: Return on Investment

O retorno sobre investimento mensura o resultado do lucro em relação ao que foi investido em marketing. É importante avaliar se a estratégia está dando o resultado esperado de acordo com o objetivo traçado pela empresa. Por isso, o ROI é considerado uma das principais métricas de marketing digital.

Sessão

Toda vez que um visitante interage com uma página do seu site, é contabilizada uma sessão. O número de sessões provavelmente será maior que o número de visitantes do seu site, uma vez que um visitante pode visitar mais que uma página.

Taxa de Rejeição

Também conhecida como “Bounce Rate”, em inglês, é o percentual de visitantes que acessaram o site, mas não interagiram com outras páginas. Ou seja, saíram do site após acessarem apenas a página inicial.

Glossário de Marketing Digital: termos e ferramentas

Anúncios pagos/Links Patrocinados

São publicações pagas, criadas de forma personalizada para promover um produto, serviço ou informação no ambiente digital, e cumprir os objetivos de uma campanha. Essa publicidade é exibida com destaque em resultados de buscas, sites afiliados e redes sociais. O que determina para quem os anúncios são exibidos é o perfil do consumidor traçado ao criá-lo e as palavras-chave definidas como gatilho de impressão.

No Facebook, eles são gerados por páginas empresariais, por meio do Facebook Ads no Gerenciador de Negócios, e veiculados tanto no Facebook quanto no Instagram. No Google, eles são gerados via Google Ads e podem ser veiculados na rede de display, ou na rede de pesquisa, em forma de links patrocinados (aqueles anúncios que aparecem no topo da página de resultados quando você faz uma busca no Google; ficam, inclusive, marcados como “anúncio”).

Impulsionamento

Consiste em promover de forma paga uma postagem que já tenha sido realizada em uma fan page, ou página empresarial, no Facebook e no Instagram. Tem o objetivo de dar destaque, bem como aumentar o alcance e engajamento da publicação.

Landing page

A landing page, ou “página de aterrissagem”, é uma página específica para a qual você direciona um usuário com o intuito de convertê-lo em lead. Ela deve ser objetiva, e deve oferecer uma oferta (por exemplo, um conteúdo rico, útil ou um desconto especial) em troca das informações de contato do visitante, as quais são adquiridas por meio de um formulário de conversão.

Lead

É um usuário que se torna um potencial cliente após acessar seu site ou redes sociais, deixar seus dados em um formulário de conversão e demonstrar interesse na sua marca.

Persona (ou buyer persona)

É um perfil semi fictício de uma pessoa específica que representa o seu cliente ideal. É composto por informações detalhadas, baseadas em declarações e características da sua base de clientes.

Público-alvo

É um conceito amplo que caracteriza a parcela de pessoas que você pretende atingir com seu produto ou serviço. Ou seja, o nicho de mercado que seu negócio irá visar.

Palavra-chave

É uma palavra ou um termo específico que é utilizado em diversas estratégias de marketing digital. Ela representa o termo utilizado pelos usuários ao realizar uma busca em um mecanismo de pesquisa. O uso dela é essencial nas práticas de SEO.

CTA: Call To Action

A “Chamada Para Ação” é uma prática utilizada no final de conteúdos textuais em sites e postagens de redes sociais, blog posts, bem como em e-mail marketing e formulários de conversão. Ela consiste em posicionar comandos no imperativo, ou em primeira pessoa, para induzir o leitor a realizar uma ação. Por exemplo, “Saiba mais!” ou “Quero saber mais!”.

Glossário de Marketing Digital: estratégias

Outbound Marketing

É o marketing tradicional. Ao pé da letra, seria o “marketing de saída”. Consiste em uma forma de divulgação que era, e ainda é, utilizada pelas empresas na qual a marca sai em busca de captar consumidores de forma mais interruptiva. Por exemplo, por meio de comerciais de TV, outdoors, carros de som e até mesmo os anúncios que interrompem conteúdos em vídeo, como acontece atualmente no Facebook e no Youtube.

Inbound Marketing

É o novo marketing, ou o marketing de atração. Ao pé da letra, seria o “marketing de entrada”. Sua premissa é fazer com os consumidores venham até a sua marca. Suas estratégias visam fazer com que a marca seja encontrada pelo cliente ideal no momento em que ele mais precisa. Tem como característica valorizar a conquista desse objetivo por uma abordagem orgânica.

Marketing de Conteúdo

É uma estratégia complementar ao Inbound Marketing. Consiste em atrair clientes com perfil que interessem à uma marca compartilhando conteúdo de qualidade no site, blog, redes sociais e em todos os canais utilizados pela empresa. Ele cumpre o papel de conferir autoridade à marca, auxiliar, resolver dúvidas, informar, cativar e fidelizar pessoas, e conduzi-las pelo funil de vendas.

Funil de vendas

É uma estratégia que visa acompanhar a jornada do consumidor desde o momento em que percebe que pode precisar investir em um serviço ou produto até a efetivação dessa compra. Ele é dividido em três etapas: Topo, Meio e Fundo. Respectivamente, elas representam as etapas de Atração, Conversão e Venda.

A estratégia de Funil de Vendas otimiza a decisão de compra do cliente, capta mais leads e auxilia a aprimorar os resultados de um negócio. Para isso, ela utiliza táticas apropriadas para cada fase e induz o consumidor a avançar para a próxima etapa do funil até que ele realize a compra.

SEM: Search Engine Marketing

São estratégias de marketing que objetivam promover sites, produtos ou serviços nas páginas de resultados de buscas de sites como o Google, Bing, Yahoo e similares.

SEO: Search Engine Optimization

É um conjunto de técnicas e práticas especializadas em otimizar a estrutura e o conteúdo de sites para melhorar o seu ranqueamento nos resultados orgânicos de mecanismos de buscas. Envolve o uso estratégico de palavras-chave, tanto no conteúdo (textos e imagens) quanto no código.


Agora que todos esses conceitos importantes ficaram mais fáceis entender, mantenha-os sempre à mão! Salve esse glossário de do Marketing Digital nos seus favoritos e aproveite para continuar sanando suas dúvidas. O próximo passo é continuar aprendendo sobre o tema para potencializar sua estratégia e alavancar os resultados do seu negócio. Confira agora mesmo esse post sobre como fazer um plano de marketing poderoso para a sua empresa!

  • Facebook
  • Twitter
  • Tumblr
  • Pinterest
  • Google+
  • LinkedIn
  • E-Mail

Posts relacionados

  • O que é ROI? Saiba qual o retorno do seu investimento em marketingjulho 31, 2016

Os comentários estão fechados.

CRUX MARKETING

Somos uma Agência de Marketing Digital. Nosso negócio é pensar, planejar e executar estratégias e ações de marketing digital com foco em resultados.

Categorias

  • Atualidades
  • Conceitos
  • Crise
  • Dicas
  • Email marketing
  • Gestão
  • Inbound Marketing
  • Marcas
  • Marketing de Conteúdo
  • Marketing Digital
  • Matérias
  • Notícias
  • Redes Sociais
  • Sem categoria
  • SEO
  • Uncategorized

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS

POSTS MAIS ACESSADOS

Significado das cores: entenda as sensações que sua identidade visual transmite
Etnografia: encontrando o público certo para o seu negócio
Em tempos de greve e mobilizações, que tal falar sobre a ética profissional?
Marketing jurídico digital: tudo o que você precisa saber
Dicas para mandar bem nas redes sociais
A força de uma "boa marca"
Definição de persona: essencial para atuar nas redes sociais
Por que o direito à licença maternidade não é motivo para deixar de contratar mulheres
Tudo que você precisa saber para estruturar um funil de vendas campeão
Marketing Digital aplicado ao Comércio Exterior: como atrair mais clientes?

ÚLTIMAS POSTAGENS

  • Marketing Pessoal digital: como alavancar sua carreira?
  • Marketing Digital aplicado ao Comércio Exterior: como atrair mais clientes?
  • Como um CRM pode ajudar a alinhar marketing e vendas
  • Marketing jurídico digital: tudo o que você precisa saber
  • Blog corporativo: por que é essencial para o Marketing Digital?

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

  • facebook
  • instagram

Entre em contato:

E-Mail: [email protected]

Siga-nos no Facebook

Siga-nos no Facebook

Siga-nos no Instagram

No post anterior, nós citamos a importância de i No post anterior, nós citamos a importância de investir no desenvolvimento de um site profissional. Um dos tópicos que destacamos foi a importância de seu site ser pensado para incentivar os usuários e preencherem um formulário de conversão, ou até mesmo efetuar uma compra.
⠀
Sim! Seu website pode ser muito mais do que uma vitrine. Ele pode ser, de fato, um canal, de atração, conversão e nutrição de leads, ou até mesmo de concretização de vendas! Mas, para isso, o site precisa ser desenvolvido e pensado com uma linha de raciocínio que trabalhe a favor de estratégias de marketing. Posicionando os CTAs (Calls to Action) e formulários de conversão nos locais certos, é possível tornar a estrutura do site bem mais inteligente. Além disso, o conteúdo fará a diferença para reter usuários e nutrir leads qualificados.
⠀
Para concretizar isso, é importante contar com especialistas na desenvolvimento de sites profissionais! A Crux oferece este serviço e tem extensa experiência na criação de sites para empresas de diversos setores. Entre em contato conosco para saber mais!
⠀
#cruxmarketing #marketingdigital #marketingdigitalbh #dojeitoquevocêentende #siteempresarial #siteprofissional #desenvolvimentodesites
Possuir um website próprio, atualmente, é indisp Possuir um website próprio, atualmente, é indispensável para qualquer empresa ou profissional. Entretanto, não basta apenas que o site seja feito para “cumprir tabela”. Um dos principais benefícios de investir em um site profissionalizado é que ele agrega valor à imagem da empresa/profissional. Especialistas têm o cuidado de estruturar o conteúdo com base nos objetivos de cada página (inclusive, usando técnicas de SEO) e desenvolver websites aplicando um design que segue a sua identidade visual; tudo isso ajuda a reforçar os conceitos pretendidos na criação da sua marca e seu posicionamento estratégico.
⠀
Porém, mais do que fazer com que seu site seja esteticamente agradável, condizente com sua marca e com conteúdo relevante, ele precisa ser funcional! Por isso, especialistas na área também se preocupam que o site seja responsivo, ou seja, projetado para se adequar a qualquer tipo de tela (computador, notebook, smartphone, tablet), independente da resolução.
⠀
Por que é importante que o site seja responsivo?
⠀
🔹 por ser otimizado, carrega rapidamente e evita que as pessoas desistam de visualizar a página e busquem outra alternativa;
⠀
🔹 transmite mais confiabilidade aos usuários que acessam em dispositivos com telas menores, já que as páginas ficam devidamente alinhadas;
⠀
🔹 é mais amigável para os usuários que o acessam em telas menores, então os incentiva a navegar, efetuar compras ou preencher formulários de conversão;
⠀
🔹 os mecanismos de busca valorizam sites responsivos por darem prioridade à experiência do usuário, então, apostar nisso ajuda seu site a aparecer nas primeiras posições de resultados de busca no google e, consequentemente receber mais visitas orgânicas.
⠀
Quer saber mais sobre a importância de ter um site responsivo? Acesse o blog da Crux e confira conteúdos sobre o tema! cruxmarketing.com.br
⠀
#cruxmarketing #marketingdigital #marketingdigitalbh #dojeitoquevocêentende #siteempresarial
Adequar o seu negócio ao digital agora é essenci Adequar o seu negócio ao digital agora é essencial para superar a crise a acompanhar as tendências de mercado, certo? Para isso, é preciso não só conhecer as teorias e estratégias de marketing, mas as ferramentas que tornam possível operacionalizar essas ações!
⠀
No programa de mentoria oferecido pela Crux, você tem a chance de conhecer ferramentas como Google Ads, Google Analytics, Google Meu Negócio, Gerenciador de Negócios do Facebook, Gerenciador de anúncios do Linkedin. Ao longo do processo, você vai aprender não só a utilizar suas funcionalidades, mas também a interpretar os dados fornecidos por elas.
⠀
Saber selecionar as métricas mais valiosas e entender o que esses índices “dizem” sobre o desempenho das campanhas e sobre o comportamento do seu público são habilidades indispensáveis para ter sucesso no ambiente digital.
⠀
Investindo na nossa mentoria “Marketing Digital: Faça você mesmo”, você terá:
🔹 16 horas dedicadas a você e ao seu negócio.
🔹 Material didático original e exclusivo.
🔹 Absorção de teorias e meios para executar ações.
🔹 Um plano estratégico de marketing digital para colocar em prática.
⠀
Saiba mais acessando conteudo.cruxmarketing.com.br/faca-voce-mesmo
⠀
#cruxmarketing #marketingdigital #marketingdigitalbh #mentoriamarketingdigital #dojeitoquevocêentende #façavocêmesmo #transformaçãodigital
Em seu artigo para @ofuturodascoisas intitulado “O futuro do trabalho na prática”, a estrategista de marca Nathalia Montenegro destaca que a concorrência já vinha deixando de ser limitada ao aspecto geográfico há algum tempo. “Já existem empresas 100% remotas. Com colaboradores espalhados em até 10 países ou mais!”. A abundância de oportunidades dá aos profissionais opções de trabalho no mundo todo e, ao mesmo tempo, remotamente.
⠀
A Crux, como uma empresa que tem larga experiência em atender negócios de diversos setores, faz questão de ampliar essa visão. Vale destacar que a concorrência é universal/internacional não apenas no mercado de trabalho, mas também no mercado empresarial e de consumo. Ao traçar o seu plano de marketing, mesmo que você se limite e oferecer produtos e serviços apenas em sua cidade, por exemplo, é importante não ignorar que o seu público-alvo pode estar buscando soluções fora dela, usando Google, redes sociais ou fóruns!
⠀
Esse é apenas um dos aspectos sobre os quais vale a pena refletir ao pensar uma estratégia de marketing. Aprofunde o seu conhecimento! Assista à nossa série de vídeos no IGTV sobre planejamento de ações de marketing!
⠀
#cruxmarketing #dojeitoquevocêentende #marketingdigital #transformaçãodigital #estratégiademarketing #planodemarketing #concorrência
Nathalia Montenegro, estrategista de marca, em seu Nathalia Montenegro, estrategista de marca, em seu artigo para @ofuturodascoisas intitulado “O futuro do trabalho na prática”, aponta que este futuro, que está sendo tratado como um “novo normal”, na verdade já chegou, mas vem deixando muitos empresários e gestores confusos. Segundo ela “organizações e profissionais estão em crises existenciais. Se vêem perdidos e insatisfeitos. Não entendem a raiz do problema e tentam solucionar questões do futuro com estratégias do passado”.
⠀
Uma das principais mudanças que merecem atenção é a transformação digital. A tecnologia é uma ferramenta e, assim como comenta Montenegro, “existe para otimizar o nosso trabalho”. Aqui na Crux, nós vivenciamos na pele a forma como essa mudança impactou nossa área de atuação, o marketing. Nós acompanhamos e vivenciamos de perto cada novidade que veio surgindo com esse processo de mudança. Agora que a pandemia de Coronavírus catalisou esse processo, e as relações comerciais e de negócio estão se tornando digitais de uma vez por todas, podemos afirmar: use a tecnologia a seu favor, otimize seus processos, aposte no marketing digital!
⠀
#cruxmarketing #dojeitoquevocêentende #marketingdigital #transformaçãodigital #estratégiademarketing #planodemarketing
Oferecer informação de qualidade com eficácia, Oferecer informação de qualidade com eficácia, objetividade e transparência é o caminho do sucesso no marketing digital.
⠀
#cruxmarketing #marketingdigital #marketingdigitalbh #conteúdoérei #marketingdeconteúdo #funildevendas #geraçãodeleads #dojeitoquevocêentende
Siga no Instagram
This error message is only visible to WordPress admins