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abr 01
Vista de cima de uma mesa com 5 jovens realizando um plano de marketing

Como fazer um plano de marketing poderoso para a sua empresa

  • abril 1, 2019
  • wadhy
  • Marketing Digital

Entenda tudo sobre plano de marketing e comece a implementar ações efetivas para alavancar os negócios!

Estar na internet e alcançar o consumidor pelos meios online é, hoje, uma necessidade fundamental para qualquer negócio, concorda? Você com certeza já sabe a importância e o papel do marketing digital para uma marca, mas como aplicá-lo à realidade da sua empresa?

Na hora de traçar um bom plano de marketing, pode ser um desafio entender qual é o melhor caminho, e quais cuidados devemos tomar. Principalmente, porque ainda estamos vivendo uma conjuntura de incertezas causada pela instabilidade política e econômica. O mercado, de maneira geral, está sofrendo consequências dessa realidade e isso acaba se refletindo nas áreas de marketing e comunicação.

Diante disso, está na hora de se informar para otimizar os investimentos em promoção e divulgação. Quer garantir um plano de marketing certeiro e capaz de permitir que sua empresa se mantenha na crise? Fique atento a seguir!

A importância do plano de marketing

Você está investindo adequadamente?

A experiência comprova: muitas organizações utilizam mal as verbas disponíveis para publicidade. Gasta-se dinheiro sem que haja um plano de marketing, quando é ele que determina as metas e norteia as estratégias para cada ação.

Porém, ações desconexas, sem um “norte” ou objetivo, dificilmente geram resultado. Afinal, é difícil até mesmo concentrar os esforços das equipes sem que estas saibam para onde estão indo. Diante disso, é indispensável compor um plano de marketing de qualidade para entender onde se chegar com a estratégia, e que papel cada ação implementada irá cumprir.

Sabe interpretar as métricas?

Quando há um plano de marketing, todas as ações têm um propósito, uma justificativa e uma finalidade. Com elas, pretende-se atingir um objetivo específico e os esforços de promoção ou divulgação não são em vão, muito menos aleatórios.

É impossível mensurar resultados e monitorá-los se não há um objetivo traçado, uma meta a ser atingida. Até mesmo porque são essas expectativas que determinam quais métricas devem ser acompanhadas.

Suponhamos que você realizou uma campanha sem seguir um plano de marketing, e conseguiu 10 novos clientes com uma ação promocional. Esse resultado realmente foi positivo? Para responder a isso, você deve aprender a observar se:

  • a segmentação foi efetiva;
  • os leads gerados no processo eram qualificados;
  • o perfil dos clientes interessa à empresa;
  • o retorno do investimento foi favorável;
  • quanto foi gasto para conseguir os clientes;
  • qual era a expectativa quantitativa de novos clientes.

Quem você quer atingir com a sua estratégia?

Na prática, não há como desenvolver uma campanha sem um plano de marketing. É a partir dele que você consegue customizar a estratégia com foco no público-alvo ideal que o negócio busca atingir. Todos os aspectos de uma campanha são influenciados por essa segmentação, por exemplo:

  • objetivo da campanha;
  • conceito da campanha;
  • seleção de mídias ideais;
  • determinação da linguagem;
  • metas a serem atingidas.

As vantagens de um bom plano de marketing

Quando o plano de marketing e sua execução são feitas por profissionais capacitados, é possível verificar com rapidez e precisão o que não está dando certo. Assim, os ajustes e correções necessários podem ser feitos com agilidade, sem correr riscos de perder tempo e dinheiro.

Com um plano de marketing profissional e adequado, é possível:

  • otimizar a verba gasta com promoção e divulgação;
  • diversificar as ações e as campanhas;
  • atingir públicos específicos, que trarão mais resultados;
  • acompanhar a efetividade de cada esforço de publicidade e propaganda;
  • adequar a estrutura da empresa para a demanda advinda das campanhas.

O passo a passo para fazer um plano de marketing

1. Defina a sua necessidade e faça um diagnóstico

Antes de tudo, é importante que você tenha em mente o motivo de estar procurando o marketing digital. Ou seja, qual é a necessidade que esse tipo de estratégia pode suprir em seu negócio? Que benefício você espera dela?

É interessante realizar um diagnóstico do seu negócio nessa etapa para encontrar uma resposta e, principalmente, um caminho para o aprimoramento. Analise os números, entenda o que pode ser aprimorado ou resolvido pelo marketing digital. Responda às seguintes questões:

  • O que está dando certo?
  • O que está dando errado?
  • Quais são as dificuldades e limitações da minha empresa?
  • O que a impede o crescimento do meu negócio?

2. Contrate um serviço profissional

Existem diversos bons motivos para apostar em uma agência de marketing digital especializada. Essa é a opção do mercado com você vai obter um olhar multidisciplinar, integrado e experiente sob o seu negócio. Contrate uma consultoria para realizar um diagnóstico bem embasado e considere contratar serviços de marketing digital. Profissionalizar a etapas de estratégia, planejamento e execução é o investimento mais efetivo e otimizado para a sua empresa.

2. Analise o seu segmento de mercado

Olhar para a maneira como as macrotendências dos âmbitos econômico, político, jurídico, cultural e tecnológico é uma prática importante para fazer o plano de marketing. Existem algum impacto ao qual sua empresa deve se atentar, se posicionar ou se adequar?

Analisar a concorrência também é imprescindível. Compare preços, posicionamento de marca, diferenciais; fique sempre de olho no que seus principais competidores estão fazendo e adapte as boas práticas para a realidade da sua empresa, como em um bom benchmarking.

Da mesma maneira, foque nas questões internas, nos seus stakeholders e identifique se o relacionamento com essa rede está consolidado.

4. Aprofunde-se no seu público-alvo

O sucesso do seu negócio depende muito da relação que o cliente e o potencial cliente terão com ele. Portanto, sua estratégia em marketing digital deverá saber conversar com esses grupos de pessoas, com uma linguagem personalizada e com temáticas interessante, pertinentes, e capazes de incentivá-los a fechar negócio.

Para isso, você precisa estar antenado sobre todos os aspectos que permeiam a rotina do seu cliente ideal. Busque entender quais são os problemas, desafios e desejos dessas pessoas no âmbito pessoal e profissional. Se informe sobre quais são suas fontes de informação, sejam elas redes sociais, sites, mídias impressas, influenciadores e formadores de opinião.

Munido com esses dados ricos, você pode enfim entender como seu produto ou serviço pode ajudar esse público. Mais do que isso, você vai extrair inovações e diferenciais que podem ser oferecidos pelo seu negócio, e que seus concorrentes ainda não oferecem.

Nessa etapa, é essencial criar uma persona. Ou seja, um personagem imaginário baseado em informações verídicas de pesquisa com clientes já existentes do seu negócio. Saiba quais são as características e comportamentos mais comuns entre seus consumidores, e busque relatos sobre a suas expectativas e entraves na experiência de compra.

6. Defina metas e estratégias para alcançá-las

A partir de todas informações reunidas até aqui, você e sua agência de marketing parceira devem estabelecer juntos as metas prioritárias e esboçar as estratégias que serão utilizadas para alcançá-las.

As metas precisam ser realistas, atingíveis e proporcionais à necessidade e à realidade do seu negócio. Já as estratégias, precisam estar alinhadas com as tendências de mercado e serem qualificadas para apresentar inovação, destaque e competitividade no mercado. Algumas das principais abordagens utilizadas atualmente, por exemplo, são o inbound marketing, o marketing de conteúdo e o funil de vendas.

7. Execute o plano de ação e monitore as campanhas

A sua agência parceira de marketing será a responsável por operacionalizar e monitorar o andamento da campanha, acompanhando as principais métricas e interpretando os resultados. Com o apoio dessa expertise, a sua empresa conseguirá monitorar a eficácia de cada campanha e aprimorá-la.

O maior aprendizado proporcionado pelo marketing digital vem do monitoramento: o que acertamos e o que foi ineficaz? Assim, a cada novo ciclo, sua estratégia ficará mais forte e você irá sentir o impacto positivo que um bom plano de marketing tem sobre as vendas do seu negócio.


Com essa leitura, sem dúvidas, ficou claro para você que, quando mais tempo gasto em planejamento, melhor seu investimento será realizado, de forma otimizada e efetiva. Fica a dica de Kotler: quem fracassa em planejar, planeja fracassar. Drible esse erro e tenha sempre em mente que, com uma execução profissional do plano de marketing, toda estratégia vai render resultados e matéria prima para refinar e inovar cada vez mais.

Agora, continue se inteirando sobre as estratégias de marketing digital! Saiba tudo sobre Marketing de Conteúdo, a estratégia poderosa para driblar a crise!

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No post anterior, nós citamos a importância de i No post anterior, nós citamos a importância de investir no desenvolvimento de um site profissional. Um dos tópicos que destacamos foi a importância de seu site ser pensado para incentivar os usuários e preencherem um formulário de conversão, ou até mesmo efetuar uma compra.
⠀
Sim! Seu website pode ser muito mais do que uma vitrine. Ele pode ser, de fato, um canal, de atração, conversão e nutrição de leads, ou até mesmo de concretização de vendas! Mas, para isso, o site precisa ser desenvolvido e pensado com uma linha de raciocínio que trabalhe a favor de estratégias de marketing. Posicionando os CTAs (Calls to Action) e formulários de conversão nos locais certos, é possível tornar a estrutura do site bem mais inteligente. Além disso, o conteúdo fará a diferença para reter usuários e nutrir leads qualificados.
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Para concretizar isso, é importante contar com especialistas na desenvolvimento de sites profissionais! A Crux oferece este serviço e tem extensa experiência na criação de sites para empresas de diversos setores. Entre em contato conosco para saber mais!
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Possuir um website próprio, atualmente, é indisp Possuir um website próprio, atualmente, é indispensável para qualquer empresa ou profissional. Entretanto, não basta apenas que o site seja feito para “cumprir tabela”. Um dos principais benefícios de investir em um site profissionalizado é que ele agrega valor à imagem da empresa/profissional. Especialistas têm o cuidado de estruturar o conteúdo com base nos objetivos de cada página (inclusive, usando técnicas de SEO) e desenvolver websites aplicando um design que segue a sua identidade visual; tudo isso ajuda a reforçar os conceitos pretendidos na criação da sua marca e seu posicionamento estratégico.
⠀
Porém, mais do que fazer com que seu site seja esteticamente agradável, condizente com sua marca e com conteúdo relevante, ele precisa ser funcional! Por isso, especialistas na área também se preocupam que o site seja responsivo, ou seja, projetado para se adequar a qualquer tipo de tela (computador, notebook, smartphone, tablet), independente da resolução.
⠀
Por que é importante que o site seja responsivo?
⠀
🔹 por ser otimizado, carrega rapidamente e evita que as pessoas desistam de visualizar a página e busquem outra alternativa;
⠀
🔹 transmite mais confiabilidade aos usuários que acessam em dispositivos com telas menores, já que as páginas ficam devidamente alinhadas;
⠀
🔹 é mais amigável para os usuários que o acessam em telas menores, então os incentiva a navegar, efetuar compras ou preencher formulários de conversão;
⠀
🔹 os mecanismos de busca valorizam sites responsivos por darem prioridade à experiência do usuário, então, apostar nisso ajuda seu site a aparecer nas primeiras posições de resultados de busca no google e, consequentemente receber mais visitas orgânicas.
⠀
Quer saber mais sobre a importância de ter um site responsivo? Acesse o blog da Crux e confira conteúdos sobre o tema! cruxmarketing.com.br
⠀
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Adequar o seu negócio ao digital agora é essenci Adequar o seu negócio ao digital agora é essencial para superar a crise a acompanhar as tendências de mercado, certo? Para isso, é preciso não só conhecer as teorias e estratégias de marketing, mas as ferramentas que tornam possível operacionalizar essas ações!
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No programa de mentoria oferecido pela Crux, você tem a chance de conhecer ferramentas como Google Ads, Google Analytics, Google Meu Negócio, Gerenciador de Negócios do Facebook, Gerenciador de anúncios do Linkedin. Ao longo do processo, você vai aprender não só a utilizar suas funcionalidades, mas também a interpretar os dados fornecidos por elas.
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Saber selecionar as métricas mais valiosas e entender o que esses índices “dizem” sobre o desempenho das campanhas e sobre o comportamento do seu público são habilidades indispensáveis para ter sucesso no ambiente digital.
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🔹 16 horas dedicadas a você e ao seu negócio.
🔹 Material didático original e exclusivo.
🔹 Absorção de teorias e meios para executar ações.
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⠀
Saiba mais acessando conteudo.cruxmarketing.com.br/faca-voce-mesmo
⠀
#cruxmarketing #marketingdigital #marketingdigitalbh #mentoriamarketingdigital #dojeitoquevocêentende #façavocêmesmo #transformaçãodigital
Em seu artigo para @ofuturodascoisas intitulado “O futuro do trabalho na prática”, a estrategista de marca Nathalia Montenegro destaca que a concorrência já vinha deixando de ser limitada ao aspecto geográfico há algum tempo. “Já existem empresas 100% remotas. Com colaboradores espalhados em até 10 países ou mais!”. A abundância de oportunidades dá aos profissionais opções de trabalho no mundo todo e, ao mesmo tempo, remotamente.
⠀
A Crux, como uma empresa que tem larga experiência em atender negócios de diversos setores, faz questão de ampliar essa visão. Vale destacar que a concorrência é universal/internacional não apenas no mercado de trabalho, mas também no mercado empresarial e de consumo. Ao traçar o seu plano de marketing, mesmo que você se limite e oferecer produtos e serviços apenas em sua cidade, por exemplo, é importante não ignorar que o seu público-alvo pode estar buscando soluções fora dela, usando Google, redes sociais ou fóruns!
⠀
Esse é apenas um dos aspectos sobre os quais vale a pena refletir ao pensar uma estratégia de marketing. Aprofunde o seu conhecimento! Assista à nossa série de vídeos no IGTV sobre planejamento de ações de marketing!
⠀
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Nathalia Montenegro, estrategista de marca, em seu Nathalia Montenegro, estrategista de marca, em seu artigo para @ofuturodascoisas intitulado “O futuro do trabalho na prática”, aponta que este futuro, que está sendo tratado como um “novo normal”, na verdade já chegou, mas vem deixando muitos empresários e gestores confusos. Segundo ela “organizações e profissionais estão em crises existenciais. Se vêem perdidos e insatisfeitos. Não entendem a raiz do problema e tentam solucionar questões do futuro com estratégias do passado”.
⠀
Uma das principais mudanças que merecem atenção é a transformação digital. A tecnologia é uma ferramenta e, assim como comenta Montenegro, “existe para otimizar o nosso trabalho”. Aqui na Crux, nós vivenciamos na pele a forma como essa mudança impactou nossa área de atuação, o marketing. Nós acompanhamos e vivenciamos de perto cada novidade que veio surgindo com esse processo de mudança. Agora que a pandemia de Coronavírus catalisou esse processo, e as relações comerciais e de negócio estão se tornando digitais de uma vez por todas, podemos afirmar: use a tecnologia a seu favor, otimize seus processos, aposte no marketing digital!
⠀
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Oferecer informação de qualidade com eficácia, Oferecer informação de qualidade com eficácia, objetividade e transparência é o caminho do sucesso no marketing digital.
⠀
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