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fev 08
Luke Skywalker e Darth Vader de lego lutando com sabres de luz representando os desafios de ganhar curtidas no Instagram.

Será que o algoritmo te impede mesmo de ganhar curtidas no Instagram?

  • fevereiro 8, 2019
  • wadhy
  • Atualidades, Redes Sociais

Descubra de uma vez por todas se o algoritmo realmente é o vilão das redes sociais. Absorva também dicas para ganhar curtidas no Instagram e garantir relevância.

Muito se fala desse tal de algoritmo quando o assunto é marketing nas redes sociais. Ele é constantemente tratado como o Darth Vader digital. Mas será que não é Luke Skywalker que precisa de uma estratégia mais afiada para vencer ou, neste caso, ganhar curtidas no Instagram?

Não se informar sobre o que realmente tem impacto no alcance das suas publicações pode te levar a cometer alguns erros. No ambiente digital, a rapidez das mudanças e chegada de novas informações realmente pode provocar esses impasses. Está na hora de alinhar seu conhecimento para aprimorar a prática!

Neste conteúdo você vai entender exatamente como funciona o algoritmo do Instagram e descobrir alguns mitos e verdades sobre os quais você deve ficar sempre atento. Além disso, fique ligado em seguida para conferir dicas legítimas que vão te ajudar a melhorar o desempenho das suas publicações.

Por que empreendedores de sucesso investem em reputação de marca?

A última grande mudança no algoritmo ocorreu em 2016

Com certeza você se lembra daqueles tempos nostálgicos em que o Instagram ainda possuía um feed com os posts em ordem cronologicamente inversa. Porém, em março de 2016, tudo mudou.

Uma pesquisa feita pela própria empresa revelou que as pessoas só viam, de fato, 30% das publicações de quem elas seguiam. O outros 70% não eram vistos graças ao aumento do número de postagens e de pessoas que os usuários seguiam. Ou seja, as pessoas simplesmente desistiam de continuar vendo os próximos posts após alguns momentos.

A solução, portanto, foi apostar em um feed baseado em algoritmo. Essa palavra é temida por profissionais de marketing, influenciadores e, claro, por pessoas como você, que possuem um perfil profissional na rede social.

Porém, apesar dessa fama de vilão, tome cuidado para não confundir o que o algoritmo realmente significa. Há quem acredite que alguns posts deixaram de ser exibidos após a implementação dele. Mas afirmar isso é um engano. Saiba que todas as publicações continuam sendo disponibilizadas, o que muda é apenas a ordem em que elas aparecem!

O algoritmo se tornou o responsável por avaliar as variáveis que influenciam nos interesses do usuário. É a partir disso que ele estabelece quais posts vão aparecer primeiro. Com isso, a sua principal preocupação ao tentar ganhar curtidas no instagram em um perfil empresarial ou profissional deve ser a adequação do conteúdo a essa realidade, tornando-o mais atrativo e relevante. Dessa maneira, seu público continuará interessado em visualizar, interagir e compartilhar suas publicações.

Outra questão importante sobre o funcionamento do algoritmo é que ele também dá prioridade para posts que são mais recentes. Ou seja, isso evita que os usuários vejam posts de dias atrás que, por mais que sejam relevantes para os seus interesses, já tenham perdido o timing e estejam desatualizados.

A redução de alcance dos posts para 6% é um boato

Frequentemente, vem surgindo boatos de que o alcance das publicações no Instagram está sendo reduzido. A “fake news” mais recente afirma que essa métrica foi baixada para 6%. Diversos perfis de profissionais, marcas e influencers acreditaram e compartilharam essa informação, e então pediam que os seguidores curtissem e comentassem “sim” no post. Eles explicavam que essa era uma forma de garantir que os próximos iriam aparecer para o usuário. Ou seja, o estímulo funcionaria como uma tentativa de driblar o suposto desfalque no alcance orgânico das publicações.

Responsabilidade social: Como profissionais e marcas devem agir frente a polêmicas digitais?

Se você também viu essa afirmação sendo compartilhada por aí, estamos aqui para te tranquilizar! Sempre desconfie de publicações como essas. Lembre-se que o Instagram não anunciou nenhuma grande mudança recente em seu algoritmo e, a não ser que a empresa divulgue o contrário, todos os posts continuam sendo exibidos da mesma forma no feed de todos os seguidores.

Você viu no tópico anterior que a qualidade do conteúdo e o timing em que ele é postado são os reais influenciadores que determinam se sua publicação vai aparecer primeiro para uma pessoa. Sem dúvidas, se você se basear nisso para aprimorar sua estratégia, o alcance das suas publicações vai progredir.

Para saber se você está apostando na “pegada” certa, basta utilizar a ferramenta do Instagram para contas de negócio que te apresenta o alcance de cada post. Se você tem, por exemplo, 1000 seguidores e uma média de 200 pessoas foi alcançada a cada post, isso quer dizer que o alcance é de 20%. Existem perfis com os mais variados níveis de desempenho, e há publicações que chegam a porcentagens ainda maiores de alcance orgânico.

A estratégia é o caminho para ganhar curtidas no Instagram

Você já parou para pensar como seria o Instagram sem o algoritmo hoje? Ao refletir, leve em consideração o grande volume de usuários publicando com alta frequência. Com a ordem cronológica em jogo, os perfis de empresas e profissionais provavelmente iriam postar constantemente para estar sempre aparecendo mais que os concorrentes no feed das pessoas.

Isso não acontece graças ao algoritmo. Afinal somente os conteúdos mais qualificados para cada perfil de usuário conquistam um bom alcance. Esse é, inclusive, um ótimo motivo para você encará-lo como um aliado, e continuar ligado nas atualizações oficiais divulgadas sobre ele para continuar mandando bem.

Agora que você sabe como o algoritmo funciona, o próximo passo, então, é saber como dançar conforme essa música, certo? Confira algumas dicas práticas e efetivas a seguir.

1. Personalize e humanize seu conteúdo

Não é à toa que o marketing de influenciadores ganhou tanto espaço nos últimos anos. Apresentar conteúdo, dicas e se relacionar com pessoas de forma humanizada é uma maior tendência do marketing atualmente. É claro, não é fácil para uma marca, por exemplo, conseguir concretizar isso. Mas, pode ter certeza, quanto mais próximo disso você for capaz de chegar, mais você será capaz de impactar a sua audiência.

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Além disso, mais do que ser visto de forma amigável, o seu perfil profissional, ou a sua marca, precisam também atingir as dores, curiosidades e necessidades mais latentes da sua audiência. É por isso que é tão importante conhecer o seu público ideal. Essa é a maneira mais efetiva de criar conteúdos verdadeiramente relevantes para ele.   

2. Incentive interação sempre

Uma das formas mais objetivas que o público tem de demonstrar a relevância que um post tem para si é interagindo com ele. É por isso que você realmente deve buscar ganhar curtidas e comentários no Instagram. Reações como essa são consideradas positivas pelo algoritmo, e fazem com que o post seja mostrado entre os primeiros no feed de cada vez mais pessoas.

Os principais incentivos que você deve estimular ao publicar um post são:

  • curtir;
  • comentar;
  • marcar amigos;
  • compartilhar via direct;
  • salvar;
  • visualização prolongada do post;
  • visualização de stories, vídeos e lives.

Confira na imagem abaixo um isight para a criação de artes gráficas efetivas:

Direção do olhar do usuário que serve como estratégia para ganhar curtidas no Instagram.

3. Utilize hashtags segmentadas

O algoritmo do Instagram também tem a característica de perceber o tipo de conteúdo que um usuário prefere separando-o por categorias. Por exemplo, tatuagens, esporte, viagens, etc. Existe a possibilidade de isso ser mensurado por meio de uma tecnologia de reconhecimento de imagem.

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Porém, as hashtags cumprem um papel importante nessa categorização também. Inclusive, os usuários têm a opção de seguir tags atualmente. Porém, o algoritmo consegue perceber se uma pessoa interage com conteúdos que possuem uma hashtag em comum. A partir disso, ele coloca esse tema como prioridade no feed. Se você souber quais tags seu público tem interesse de visualizar, a sua estratégia pode ser beneficiada com elas.

4. Tenha frequência e timing

Você sabia que um dos conceitos embutidos no nome do Instagram é o de “instante”? Esse é um dos motivos que faz com a rede social priorize mostrar os posts mais “frescos” para os usuários. A ideia é transmitir conteúdo de forma instantânea.

É por isso que você sai na frente se publicar seus posts naqueles momentos em que a audiência tem maior costume de abrir o aplicativo. Pode ser manhã bem cedo, antes de levantar da cama, na hora do almoço, durante o intervalo para um cafezinho no trabalho, ou à noite, após o expediente. O importante é você saber para programar as publicações de forma que elas se tornem a mais recente novidade do feed.


Com essas dicas, você pode aprimorar sua estratégia, ganhar curtidas no instagram e, principalmente, atingir seus objetivos profissionais e empresariais. Lembre-se sempre das informações que absorveu aqui, e continue se informando em fontes fidedignas para se manter blindado contra as “fake news” que visam causar dor de cabeça nos empreendedores.

Quer continuar absorvendo conhecimento sobre o universo do Instagram? Confira agora esse conteúdo com 21 dicas para engajar, converter e vender no Instagram Stories!

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Sim! Seu website pode ser muito mais do que uma vitrine. Ele pode ser, de fato, um canal, de atração, conversão e nutrição de leads, ou até mesmo de concretização de vendas! Mas, para isso, o site precisa ser desenvolvido e pensado com uma linha de raciocínio que trabalhe a favor de estratégias de marketing. Posicionando os CTAs (Calls to Action) e formulários de conversão nos locais certos, é possível tornar a estrutura do site bem mais inteligente. Além disso, o conteúdo fará a diferença para reter usuários e nutrir leads qualificados.
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Possuir um website próprio, atualmente, é indisp Possuir um website próprio, atualmente, é indispensável para qualquer empresa ou profissional. Entretanto, não basta apenas que o site seja feito para “cumprir tabela”. Um dos principais benefícios de investir em um site profissionalizado é que ele agrega valor à imagem da empresa/profissional. Especialistas têm o cuidado de estruturar o conteúdo com base nos objetivos de cada página (inclusive, usando técnicas de SEO) e desenvolver websites aplicando um design que segue a sua identidade visual; tudo isso ajuda a reforçar os conceitos pretendidos na criação da sua marca e seu posicionamento estratégico.
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Por que é importante que o site seja responsivo?
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🔹 os mecanismos de busca valorizam sites responsivos por darem prioridade à experiência do usuário, então, apostar nisso ajuda seu site a aparecer nas primeiras posições de resultados de busca no google e, consequentemente receber mais visitas orgânicas.
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Quer saber mais sobre a importância de ter um site responsivo? Acesse o blog da Crux e confira conteúdos sobre o tema! cruxmarketing.com.br
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Saiba mais acessando conteudo.cruxmarketing.com.br/faca-voce-mesmo
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Em seu artigo para @ofuturodascoisas intitulado “O futuro do trabalho na prática”, a estrategista de marca Nathalia Montenegro destaca que a concorrência já vinha deixando de ser limitada ao aspecto geográfico há algum tempo. “Já existem empresas 100% remotas. Com colaboradores espalhados em até 10 países ou mais!”. A abundância de oportunidades dá aos profissionais opções de trabalho no mundo todo e, ao mesmo tempo, remotamente.
⠀
A Crux, como uma empresa que tem larga experiência em atender negócios de diversos setores, faz questão de ampliar essa visão. Vale destacar que a concorrência é universal/internacional não apenas no mercado de trabalho, mas também no mercado empresarial e de consumo. Ao traçar o seu plano de marketing, mesmo que você se limite e oferecer produtos e serviços apenas em sua cidade, por exemplo, é importante não ignorar que o seu público-alvo pode estar buscando soluções fora dela, usando Google, redes sociais ou fóruns!
⠀
Esse é apenas um dos aspectos sobre os quais vale a pena refletir ao pensar uma estratégia de marketing. Aprofunde o seu conhecimento! Assista à nossa série de vídeos no IGTV sobre planejamento de ações de marketing!
⠀
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Nathalia Montenegro, estrategista de marca, em seu Nathalia Montenegro, estrategista de marca, em seu artigo para @ofuturodascoisas intitulado “O futuro do trabalho na prática”, aponta que este futuro, que está sendo tratado como um “novo normal”, na verdade já chegou, mas vem deixando muitos empresários e gestores confusos. Segundo ela “organizações e profissionais estão em crises existenciais. Se vêem perdidos e insatisfeitos. Não entendem a raiz do problema e tentam solucionar questões do futuro com estratégias do passado”.
⠀
Uma das principais mudanças que merecem atenção é a transformação digital. A tecnologia é uma ferramenta e, assim como comenta Montenegro, “existe para otimizar o nosso trabalho”. Aqui na Crux, nós vivenciamos na pele a forma como essa mudança impactou nossa área de atuação, o marketing. Nós acompanhamos e vivenciamos de perto cada novidade que veio surgindo com esse processo de mudança. Agora que a pandemia de Coronavírus catalisou esse processo, e as relações comerciais e de negócio estão se tornando digitais de uma vez por todas, podemos afirmar: use a tecnologia a seu favor, otimize seus processos, aposte no marketing digital!
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Oferecer informação de qualidade com eficácia, Oferecer informação de qualidade com eficácia, objetividade e transparência é o caminho do sucesso no marketing digital.
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