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dez 14
Empreendedores de sucesso comemorando uma conquista

Por que empreendedores de sucesso investem em reputação de marca?

  • dezembro 14, 2018
  • wadhy
  • Gestão, Marketing Digital

De acordo com dados apontados por um artigo da Revista Digitalks, 48% dos consumidores consideram a reputação o principal critério para decidir comprar de uma marca. Esse recurso intangível é muito visado pelos empreendedores de sucesso e se prova realmente indispensável!

Você já conhece esse conceito? Reputação nada mais é do que a imagem que os consumidores têm da sua empresa. Ela está diretamente conectada com a capacidade de um negócio de alcançar não só as expectativas do público, mas de cumprir as promessas que estabelece.

O que um potencial cliente encontraria hoje se buscasse informações de consumidores sobre a reputação da sua empresa? Confira a seguir informações relevantes para alinhar esse aspecto do seu negócio da maneira ideal!

A reputação constrói valor para o público

Empreendedores de sucesso têm conhecimento de que saímos de um período de inovações e, atualmente, nos encontramos num momento em que a reputação dita o futuro de um negócio. A questão é que a familiaridade que uma pessoa estabelece com uma empresa contribui muito para a percepção que constrói dela.

Você já analisou se sua empresa direciona esforços para criar essa aproximação com seus clientes? É preciso ir além de simplesmente divulgar e entregar produtos e serviços. Quanto mais humanizada for a postura da empresa em sua estratégia, comunicação, atendimento e processos em geral, maiores são as chances de atingir bons níveis de familiaridade.

Uma forma de realizar essa façanha é buscar um diferencial na cultura organizacional da sua empresa, fornecer uma personalidade própria e autêntica para o seu negócio e investir em humanização. Essas características precisam ser os fundamentos a partir dos quais todos os seus colaboradores e processos irão operar.

Em conformidade com isso, ser transparente quanto aos aspectos internos também é uma outra forma de conquistar a familiaridade. Compartilhar os valores que são postos em prática no dia a dia e nos processos da empresa endossa seu compromisso com a postura que ela representa. Todas essas práticas auxiliam a reforçar o vínculo emocional do público com a marca.

A era digital demanda uma boa imagem

A matéria da Revista Digitalks citada escancarou ainda mais dados sobre as pesquisas, que foram realizadas com consumidores usuários do Reclame Aqui. De acordo com o estudo, a grande maioria das 700 mil pessoas que visitam o site querem saber não só quais problemas já aconteceram com as empresas, mas também como eles foram resolvidos.

O mundo digital permite uma distribuição e compartilhamento de informações de forma cada vez mais rápida, e cada vez menos filtrada. Além do Reclame Aqui, as redes sociais e os aplicativos de envio de mensagem são a maior arma dos consumidores quando uma empresa realiza algum deslize. Por esse motivo, podem se tornar a maior termômetro para empreendedores de sucesso.

Essa realidade precisa ser levada em conta com extrema cautela. A reputação da sua empresa é afetada tanto pela divulgação da abordagem da sua marca no contato com o consumidor, quanto por notícias e informações diversas que são divulgadas na mídia. Ambas podem repercutir com facilidade no mundo online.

É por isso que você precisa garantir que sua empresa será coerente com aquilo que promete no momento de fazer o atendimento ao cliente. Além disso, com a mesma importância, essa coerência precisa estar presente em todas as atitudes e declarações, afinal elas podem se tornar motivo de divulgação.

Os casos que servem como aprendizado

Vamos tomar como exemplo casos recentes que repercutiram na mídia recentemente e merecem a atenção dos que almejam ser empreendedores de sucesso. A empresa Carrefour foi alvo de críticas e tentativas de boicote do público depois que o assassinato de um cão pelas mãos de um funcionário da empresa foi noticiado no dia 2 de Dezembro.

O perfil oficial no Facebook da unidade em que houve o crime demorou pelo menos dois dias para se pronunciar sobre o ocorrido. O erro da marca, neste caso, foi não ter lidado com a repercussão em seu primeiro momento. Repudiar o ato, reconhecer o erro e informar o afastamento do funcionário deveria ter sido uma atitude imediata. Depois, caberia uma ampla campanha pelas mídias sociais de conscientização pelo direitos dos animais, e até de apoio à ONGs que trabalham com a causa animal.

O aprendizado que você precisa extrair é ficar atento a qualquer informação negativa que esteja circulando sobre a sua empresa. Em conformidade com o tema da familiaridade, saber lidar com seus erros de forma humanizada, reconhecendo-os, é uma ótima dica.

Com esse conteúdo você se tornou ciente da motivação dos empreendedores de sucesso a dar tanta atenção à gestão da reputação de suas empresas. A falta de uma gestão experiente nas mídias sociais, como visto, afeta diretamente na determinação dessa imagem. Que tal se atentar mais a isso? Confira esse conteúdo sobre como se aventurar nas redes sociais de forma ideal.

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Sim! Seu website pode ser muito mais do que uma vitrine. Ele pode ser, de fato, um canal, de atração, conversão e nutrição de leads, ou até mesmo de concretização de vendas! Mas, para isso, o site precisa ser desenvolvido e pensado com uma linha de raciocínio que trabalhe a favor de estratégias de marketing. Posicionando os CTAs (Calls to Action) e formulários de conversão nos locais certos, é possível tornar a estrutura do site bem mais inteligente. Além disso, o conteúdo fará a diferença para reter usuários e nutrir leads qualificados.
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Em seu artigo para @ofuturodascoisas intitulado “O futuro do trabalho na prática”, a estrategista de marca Nathalia Montenegro destaca que a concorrência já vinha deixando de ser limitada ao aspecto geográfico há algum tempo. “Já existem empresas 100% remotas. Com colaboradores espalhados em até 10 países ou mais!”. A abundância de oportunidades dá aos profissionais opções de trabalho no mundo todo e, ao mesmo tempo, remotamente.
⠀
A Crux, como uma empresa que tem larga experiência em atender negócios de diversos setores, faz questão de ampliar essa visão. Vale destacar que a concorrência é universal/internacional não apenas no mercado de trabalho, mas também no mercado empresarial e de consumo. Ao traçar o seu plano de marketing, mesmo que você se limite e oferecer produtos e serviços apenas em sua cidade, por exemplo, é importante não ignorar que o seu público-alvo pode estar buscando soluções fora dela, usando Google, redes sociais ou fóruns!
⠀
Esse é apenas um dos aspectos sobre os quais vale a pena refletir ao pensar uma estratégia de marketing. Aprofunde o seu conhecimento! Assista à nossa série de vídeos no IGTV sobre planejamento de ações de marketing!
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#cruxmarketing #dojeitoquevocêentende #marketingdigital #transformaçãodigital #estratégiademarketing #planodemarketing #concorrência
Nathalia Montenegro, estrategista de marca, em seu Nathalia Montenegro, estrategista de marca, em seu artigo para @ofuturodascoisas intitulado “O futuro do trabalho na prática”, aponta que este futuro, que está sendo tratado como um “novo normal”, na verdade já chegou, mas vem deixando muitos empresários e gestores confusos. Segundo ela “organizações e profissionais estão em crises existenciais. Se vêem perdidos e insatisfeitos. Não entendem a raiz do problema e tentam solucionar questões do futuro com estratégias do passado”.
⠀
Uma das principais mudanças que merecem atenção é a transformação digital. A tecnologia é uma ferramenta e, assim como comenta Montenegro, “existe para otimizar o nosso trabalho”. Aqui na Crux, nós vivenciamos na pele a forma como essa mudança impactou nossa área de atuação, o marketing. Nós acompanhamos e vivenciamos de perto cada novidade que veio surgindo com esse processo de mudança. Agora que a pandemia de Coronavírus catalisou esse processo, e as relações comerciais e de negócio estão se tornando digitais de uma vez por todas, podemos afirmar: use a tecnologia a seu favor, otimize seus processos, aposte no marketing digital!
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Oferecer informação de qualidade com eficácia, Oferecer informação de qualidade com eficácia, objetividade e transparência é o caminho do sucesso no marketing digital.
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