Crux Marketing Crux Marketing
  • HOME
  • QUEM SOMOS
  • SERVIÇOS
    • Inbound Marketing
    • Marketing Digital
    • Redes Sociais
    • Sites
  • BLOG
  • CONTATO
Crux Marketing Crux Marketing
  • HOME
  • QUEM SOMOS
  • SERVIÇOS
    • Inbound Marketing
    • Marketing Digital
    • Redes Sociais
    • Sites
  • BLOG
  • CONTATO
dez 10
Economia Colaborativa

Saiba como seu negócio pode se beneficiar com a economia colaborativa

  • dezembro 10, 2018
  • wadhy
  • Atualidades, Gestão

Recentemente, a Uber – uma das principais empresas vistas como exemplo de economia colaborativa atualmente – lançou uma nova iniciativa em Belo Horizonte, o Uber Juntos. Se trata de uma nova forma de solicitar viagens de carro em que o usuário divide o espaço do veículo com outras pessoas que estejam indo para uma direção em comum.

Iniciativas de economia colaborativa como esta tem sido bastante disseminadas a nível mundial. São diversos os benefícios que um empreendimento pode aproveitar apostando nessa tendência. Essa linha de pensamento atinge positivamente não só o negócio, mas a comunidade e o ambiente em que está inserido.

Responsabilidade social: Como profissionais e marcas devem agir frente a polêmicas digitais?

Quer entender o contexto de impacto socioambiental em que surgiu essa nova tendência, e saber quais são as suas premissas? Fique atento a seguir! Você também irá conhecer exemplos de iniciativas nessa linha que existem hoje e adquirir dicas para aplicá-la no seu negócio.

Por que pensar sobre economia colaborativa?

Para introduzir e contextualizar o surgimento da economia colaborativa, vamos citar informações impactantes apresentadas no documentário The True Cost, disponível na Netflix. De acordo com a pesquisa apresentada, hoje nós compramos mais de 80 bilhões de peças de roupas por ano. O que significa 400% mais do que comprávamos há 20 anos atrás.

Um das indústrias que mais representa o consumo excessivo é indústria da moda. As marcas de fast fashion produzem roupas descartáveis a baixíssimo custo em países subdesenvolvidos. Estes, por sua vez, sofrem altos níveis de impacto social. Ou seja, salários e condições desumanas de ambiente de trabalho.

Porque a diversidade deve fazer parte da minha estratégia?

Ao mesmo tempo, a indústria e a população mundial descartam quantidades exorbitantes de resíduos e produtos. O documentário, realizado por Andrew Morgan, apresenta que um americano comum joga fora quase 38 quilos de lixo têxtil por ano. Os EUA, individualmente, chegam a descartar mais de 11 milhões de toneladas de lixo têxtil que, em sua maioria, não é biodegradável.

Além disso, o número de resíduo têxtil descartado tem aumentado disparadamente nos últimos 10 anos. E, claro, não é preciso relembrar que esse comportamento prejudica tanto as comunidades locais quanto o meio ambiente.

O que é economia colaborativa?

A economia colaborativa é um modelo alternativo de produção e consumo que nasceu em meio a esta cultura de excessos. Seu intuito é substituir o acúmulo e o consumismo extremo. Por esse motivo, pessoas e negócios que investem na colaboração se encontram intimamente conectados com a conscientização do consumo.

Com essa vontade de inovar, surge a necessidade de dividir recursos, para que um estilo de vida possa ser mantido sem a necessidade desses excessos. Sendo assim, a economia colaborativa parte do princípio da colaboração, ou seja, uma espécie de crowdsourcing.

Bons amigos, bons negócios

Esse princípio já vem sendo utilizado por pessoas em seu dia a dia. Do ponto de vista dos consumidores, essa atitude está conectada com seus hábitos e seu nível de responsabilidade socioambiental. O simples fato de compartilhar peças de roupas com amigos, por exemplo, ou seguir  a linha do slow fashion e comprar em brechós, é uma forma de cooperação. Mas e quanto às empresas?

A idéia é não só consumir, mas também produzir de forma sustentável, utilizando a cooperação como ferramenta principal. Do ponto de vista dos negócios, a economia colaborativa propõe que o lucro precisa deixar de ser obtido às custas de causar um impacto socioambiental negativo.

Essa reflexão sobre a necessidade de negócios não focarem cegamente em aumentar seu lucro também é tratada em The True Cost. No documentário, o especialista em economia, Richard Wolff, ressalta a importância do surgimento de alternativas que visem fugir dessa mentalidade. A economia colaborativa tem se provado uma boa saída a nível mundial.  

Como ela tem sido empregada na prática?

Existem alguns exemplos de economia colaborativa que já são bastante conhecidos, e que você provavelmente já utilizou. Por exemplo, o Airbnb, que permite que pessoas aluguem ou disponibilizem uma cama, um quarto ou um imóvel por variados prazos.

Em BH, a capital mineira, existem diversas outras iniciativas além da chegada do Uber Juntos. Conheça algumas:

  • Guaja: café e coworking que se torna bar e hamburgueria na hora do happy hour. Funciona como um hub criativo para profissionais e empreendedores;
  • Allugator: plataforma de aluguel de produtos como videogames, câmeras, caixas de som, barracas, etc;
  • Shippify: plataforma de logística de entrega para empresas que conta com bicicletas, carros, motos e vans;
  • Armário Compartilhado: loja que oferece aluguel de vestidos de festa cedidos pelas próprias clientes.
  • Mooca: marketplace colaborativo que realiza aceleração de negócios de pequenos produtores locais.

Como aplicar a economia colaborativa no meu negócio?

A economia colaborativa não se configura apenas como um nicho ou uma pequena tendência. De acordo com profissional da área de Marketing,Tx Zhuo, ela é o futuro, e pode chegar a alcançar o valor de 335 bilhões de dólares em 2025.

Confira a seguir algumas dicas dadas por ele em seu artigo para a Entrepreneur para se alinhar a esse modelo.

  1. Possua menos funcionários permanentes e busque parceiros para realizar as atividades não essenciais;
  2. faça parcerias com serviços que possam complementar o que você oferece;
  3. invista em uma relação positiva e na criação de confiança tanto com os seus clientes quanto com seus parceiros para garantir valor a longo prazo;
  4. invista em ferramentas, nas competências e na autonomia de seus colaboradores para provocar satisfação e aumentar a qualidade do que você oferece.

Com essa leitura, você conhece agora um dos modelos econômicos mais promissores para o futuro. Além disso pôde absorver insights, exemplos e dicas práticas para entender, refletir e colocar em ação atitudes que levem esse conhecimento em conta.

Continue se inteirando sobre as atualidades do universo empreendedor. Confira agora mesmo esse conteúdo sobre gestão de marketing em meio às instabilidades do mundo dos negócios!

  • Facebook
  • Twitter
  • Tumblr
  • Pinterest
  • Google+
  • LinkedIn
  • E-Mail

Posts relacionados

  • O que é mídia programática? Conheça essa nova ferramenta de compra de anúncios!janeiro 21, 2019
  • Responsabilidade social: Como profissionais e marcas devem agir frente a polêmicas digitais?outubro 9, 2018

Os comentários estão fechados.

CRUX MARKETING

Somos uma Agência de Marketing Digital. Nosso negócio é pensar, planejar e executar estratégias e ações de marketing digital com foco em resultados.

Categorias

  • Atualidades
  • Conceitos
  • Crise
  • Dicas
  • Email marketing
  • Gestão
  • Inbound Marketing
  • Marcas
  • Marketing de Conteúdo
  • Marketing Digital
  • Matérias
  • Notícias
  • Redes Sociais
  • Sem categoria
  • SEO
  • Uncategorized

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS

POSTS MAIS ACESSADOS

Significado das cores: entenda as sensações que sua identidade visual transmite
Definição de persona: essencial para atuar nas redes sociais
Responsabilidade social: Como profissionais e marcas devem agir frente a polêmicas digitais?
Etnografia: encontrando o público certo para o seu negócio
Marketing Pessoal digital: como alavancar sua carreira?
Marketing Digital aplicado ao Comércio Exterior: como atrair mais clientes?
Por que o direito à licença maternidade não é motivo para deixar de contratar mulheres
Marketing jurídico digital: tudo o que você precisa saber
Em tempos de greve e mobilizações, que tal falar sobre a ética profissional?
A força de uma "boa marca"

ÚLTIMAS POSTAGENS

  • Marketing Pessoal digital: como alavancar sua carreira?
  • Marketing Digital aplicado ao Comércio Exterior: como atrair mais clientes?
  • Como um CRM pode ajudar a alinhar marketing e vendas
  • Marketing jurídico digital: tudo o que você precisa saber
  • Blog corporativo: por que é essencial para o Marketing Digital?

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

  • facebook
  • instagram

Entre em contato:

E-Mail: [email protected]

Siga-nos no Facebook

Siga-nos no Facebook

Siga-nos no Instagram

No post anterior, nós citamos a importância de i No post anterior, nós citamos a importância de investir no desenvolvimento de um site profissional. Um dos tópicos que destacamos foi a importância de seu site ser pensado para incentivar os usuários e preencherem um formulário de conversão, ou até mesmo efetuar uma compra.
⠀
Sim! Seu website pode ser muito mais do que uma vitrine. Ele pode ser, de fato, um canal, de atração, conversão e nutrição de leads, ou até mesmo de concretização de vendas! Mas, para isso, o site precisa ser desenvolvido e pensado com uma linha de raciocínio que trabalhe a favor de estratégias de marketing. Posicionando os CTAs (Calls to Action) e formulários de conversão nos locais certos, é possível tornar a estrutura do site bem mais inteligente. Além disso, o conteúdo fará a diferença para reter usuários e nutrir leads qualificados.
⠀
Para concretizar isso, é importante contar com especialistas na desenvolvimento de sites profissionais! A Crux oferece este serviço e tem extensa experiência na criação de sites para empresas de diversos setores. Entre em contato conosco para saber mais!
⠀
#cruxmarketing #marketingdigital #marketingdigitalbh #dojeitoquevocêentende #siteempresarial #siteprofissional #desenvolvimentodesites
Possuir um website próprio, atualmente, é indisp Possuir um website próprio, atualmente, é indispensável para qualquer empresa ou profissional. Entretanto, não basta apenas que o site seja feito para “cumprir tabela”. Um dos principais benefícios de investir em um site profissionalizado é que ele agrega valor à imagem da empresa/profissional. Especialistas têm o cuidado de estruturar o conteúdo com base nos objetivos de cada página (inclusive, usando técnicas de SEO) e desenvolver websites aplicando um design que segue a sua identidade visual; tudo isso ajuda a reforçar os conceitos pretendidos na criação da sua marca e seu posicionamento estratégico.
⠀
Porém, mais do que fazer com que seu site seja esteticamente agradável, condizente com sua marca e com conteúdo relevante, ele precisa ser funcional! Por isso, especialistas na área também se preocupam que o site seja responsivo, ou seja, projetado para se adequar a qualquer tipo de tela (computador, notebook, smartphone, tablet), independente da resolução.
⠀
Por que é importante que o site seja responsivo?
⠀
🔹 por ser otimizado, carrega rapidamente e evita que as pessoas desistam de visualizar a página e busquem outra alternativa;
⠀
🔹 transmite mais confiabilidade aos usuários que acessam em dispositivos com telas menores, já que as páginas ficam devidamente alinhadas;
⠀
🔹 é mais amigável para os usuários que o acessam em telas menores, então os incentiva a navegar, efetuar compras ou preencher formulários de conversão;
⠀
🔹 os mecanismos de busca valorizam sites responsivos por darem prioridade à experiência do usuário, então, apostar nisso ajuda seu site a aparecer nas primeiras posições de resultados de busca no google e, consequentemente receber mais visitas orgânicas.
⠀
Quer saber mais sobre a importância de ter um site responsivo? Acesse o blog da Crux e confira conteúdos sobre o tema! cruxmarketing.com.br
⠀
#cruxmarketing #marketingdigital #marketingdigitalbh #dojeitoquevocêentende #siteempresarial
Adequar o seu negócio ao digital agora é essenci Adequar o seu negócio ao digital agora é essencial para superar a crise a acompanhar as tendências de mercado, certo? Para isso, é preciso não só conhecer as teorias e estratégias de marketing, mas as ferramentas que tornam possível operacionalizar essas ações!
⠀
No programa de mentoria oferecido pela Crux, você tem a chance de conhecer ferramentas como Google Ads, Google Analytics, Google Meu Negócio, Gerenciador de Negócios do Facebook, Gerenciador de anúncios do Linkedin. Ao longo do processo, você vai aprender não só a utilizar suas funcionalidades, mas também a interpretar os dados fornecidos por elas.
⠀
Saber selecionar as métricas mais valiosas e entender o que esses índices “dizem” sobre o desempenho das campanhas e sobre o comportamento do seu público são habilidades indispensáveis para ter sucesso no ambiente digital.
⠀
Investindo na nossa mentoria “Marketing Digital: Faça você mesmo”, você terá:
🔹 16 horas dedicadas a você e ao seu negócio.
🔹 Material didático original e exclusivo.
🔹 Absorção de teorias e meios para executar ações.
🔹 Um plano estratégico de marketing digital para colocar em prática.
⠀
Saiba mais acessando conteudo.cruxmarketing.com.br/faca-voce-mesmo
⠀
#cruxmarketing #marketingdigital #marketingdigitalbh #mentoriamarketingdigital #dojeitoquevocêentende #façavocêmesmo #transformaçãodigital
Em seu artigo para @ofuturodascoisas intitulado “O futuro do trabalho na prática”, a estrategista de marca Nathalia Montenegro destaca que a concorrência já vinha deixando de ser limitada ao aspecto geográfico há algum tempo. “Já existem empresas 100% remotas. Com colaboradores espalhados em até 10 países ou mais!”. A abundância de oportunidades dá aos profissionais opções de trabalho no mundo todo e, ao mesmo tempo, remotamente.
⠀
A Crux, como uma empresa que tem larga experiência em atender negócios de diversos setores, faz questão de ampliar essa visão. Vale destacar que a concorrência é universal/internacional não apenas no mercado de trabalho, mas também no mercado empresarial e de consumo. Ao traçar o seu plano de marketing, mesmo que você se limite e oferecer produtos e serviços apenas em sua cidade, por exemplo, é importante não ignorar que o seu público-alvo pode estar buscando soluções fora dela, usando Google, redes sociais ou fóruns!
⠀
Esse é apenas um dos aspectos sobre os quais vale a pena refletir ao pensar uma estratégia de marketing. Aprofunde o seu conhecimento! Assista à nossa série de vídeos no IGTV sobre planejamento de ações de marketing!
⠀
#cruxmarketing #dojeitoquevocêentende #marketingdigital #transformaçãodigital #estratégiademarketing #planodemarketing #concorrência
Nathalia Montenegro, estrategista de marca, em seu Nathalia Montenegro, estrategista de marca, em seu artigo para @ofuturodascoisas intitulado “O futuro do trabalho na prática”, aponta que este futuro, que está sendo tratado como um “novo normal”, na verdade já chegou, mas vem deixando muitos empresários e gestores confusos. Segundo ela “organizações e profissionais estão em crises existenciais. Se vêem perdidos e insatisfeitos. Não entendem a raiz do problema e tentam solucionar questões do futuro com estratégias do passado”.
⠀
Uma das principais mudanças que merecem atenção é a transformação digital. A tecnologia é uma ferramenta e, assim como comenta Montenegro, “existe para otimizar o nosso trabalho”. Aqui na Crux, nós vivenciamos na pele a forma como essa mudança impactou nossa área de atuação, o marketing. Nós acompanhamos e vivenciamos de perto cada novidade que veio surgindo com esse processo de mudança. Agora que a pandemia de Coronavírus catalisou esse processo, e as relações comerciais e de negócio estão se tornando digitais de uma vez por todas, podemos afirmar: use a tecnologia a seu favor, otimize seus processos, aposte no marketing digital!
⠀
#cruxmarketing #dojeitoquevocêentende #marketingdigital #transformaçãodigital #estratégiademarketing #planodemarketing
Oferecer informação de qualidade com eficácia, Oferecer informação de qualidade com eficácia, objetividade e transparência é o caminho do sucesso no marketing digital.
⠀
#cruxmarketing #marketingdigital #marketingdigitalbh #conteúdoérei #marketingdeconteúdo #funildevendas #geraçãodeleads #dojeitoquevocêentende
Siga no Instagram
This error message is only visible to WordPress admins