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nov 05
marketing de serviços

Marketing de serviços: como profissionais liberais podem se promover na web?

  • novembro 5, 2018
  • wadhy
  • Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital

Diversos profissionais liberais não conhecem o marketing de serviços. Você, por exemplo, sabia que a abordagem do marketing precisa ser diferente quando se oferece algo intangível para o consumidor?

A necessidade de personalizar o marketing se torna ainda mais importante quando esse serviço é prestado por um profissional liberal. Sem dúvidas, você é altamente capacitado para ofertar seus serviços profissionais. Mas você consegue apresentar essa excelência para o público?

O marketing de serviços é a ferramenta que você precisa para construir uma imagem positiva e passar confiança para que essas pessoas se tornem clientes fiéis. Veja algumas ideias essenciais para garantir que a sua atuação profissional seja um negócio palpável e lucrativo.

Quer otimizar seus resultados? Planeje.

Se tornando autoridade em sua área

O meio digital é, sem dúvidas, uma das principais fontes de pesquisa para o consumidor que precisa de um serviço especializado. Porém, essa oferta tem como principal característica ser algo intangível e abstrato. Do ponto de vista do consumidor, como a “qualidade” não é objetivamente percebida, o custo é um dos fatores que mais se leva em conta, num primeiro momento.

Já do seu ponto de vista, você tem o desafio de fazer com que essas pessoas entendam o valor agregado dos serviços e a qualidade aplicada na sua atuação, certo? Esses fatos são abordados pelos autores Valarie A. Zeithaml, Mary Jo Bitner e Dwayne D. Gremler em seu livro “Marketing de Serviços: a empresa com foco no cliente”.

É por conta dessa configuração que é tão importante ter autoridade no meio digital. Ser uma fonte de informação que educa consumidores sobre o tipo de processo que engloba sua profissão é positivo de várias maneiras. Principalmente, essa é a maneira mais certeira de fazer com que essas pessoas tomem uma decisão de compra bem informada, já cientes dos valores impalpáveis embutidos.

No livro “Marketing de serviços profissionais: estratégias inovadoras para impulsionar sua atividade, sua imagem e seu lucros”, os autores Philip Kotler, Tom Hayes e Paul N. Bloom falam sobre essa questão. Eles comentam que a educação dos clientes desempenha um papel primordial, e cabe a você ensiná-los sobre:

  • o que procurar no serviços;
  • quais os critérios usar para avaliar o serviço;
  • a forma de melhor aproveitar o serviço.

O que guia nossas decisões de compra?

Ressaltando seu diferencial

Uma vez que você se torna uma fonte confiável de informação, é preciso mostrar para os consumidores que você se enquadra como a melhor opção. Ou seja, convencê-lo a te escolher. Essa é a hora de apresentar os seus diferenciais!

Uma característica específica da prestação de serviço é que, mesmo que diferentes profissionais tenham o mesmo objetivo, seus processos são individuais. Seres humanos diferentes fazem a mesma tarefa de formas diferentes, concorda?

No livro citado anteriormente, “Marketing de Serviços”, os autores ainda ressaltam outra parte importante que contribui no mesmo nível. É o fato de que cada cliente também possui uma particularidade, e isso faz com que cada pessoa construa uma experiência única.

Além disso, os autores de ambas as leituras citadas ressaltam que os serviços são vendidos, e somente depois são simultaneamente produzidos e consumidos. Ou seja, “são coproduzidos e cocriados com os clientes”.

A partir desses aprendizados, pergunte-se: qual é o ponto forte que destacaria a sua atuação da de seus concorrentes? Como você lida com a variabilidade de clientes? E com a perecibilidade do seu trabalho? Você está garantindo seu diferencial?

As dicas mais importantes (algumas inclusive extraídas dos estudos abordados) são:

  • estabeleça estratégias de recuperação para o caso de o cliente ficar insatisfeito com o resultado, ou de algo dar errado no processo;
  • sempre atenda ou, preferencialmente, supere as expectativas dos clientes;
  • promova as evidências físicas do seu serviço (como o ambiente em que você atua) para permitir que o consumidor visualize o valor da sua oferta;
  • divulgue opiniões e feedbacks positivos com clientes que você já foi capaz de fidelizar;
  • comunique seu diferencial de forma respaldada.

Duas dicas infalíveis para vender mais

Aprimorando o marketing pessoal

O marketing de serviços, quando feito com enfoque no trabalho de um profissional liberal, anda de mão dadas com seu marketing pessoal. Como você pode ter autoridade e se diferenciar sem construir uma imagem positiva de si mesmo? No seu contexto, é preciso entender que dificilmente as pessoas irão desatrelar o seu serviço da sua imagem.

A estrategista de marketing, Dorie Clark, em seu texto para a Harvard Business Review sobre como mulheres podem desenvolver e promover sua marca pessoal, trata um pouco sobre essa questão do branding pessoal. Ela afirma que “sem controlar nossa própria narrativa e mostrar ao mundo nossa possível contribuição, a probabilidade de ser notado é muito pequena”.

O mundo digital é um ambiente muito propício para que você possa se promover. Segundo Clark, a construção da imagem está diretamente ligada à moldar a forma como as pessoas te percebem. A própria construção de autoridade, de educar e informar as pessoas, é ressaltada pela estrategista como uma forma de compor sua reputação. Veja mais dicas:

  • faça com que cada vez mais pessoas saibam seus talentos e habilidades específicos para garantir seu apoio e respaldo;
  • tenha em mente que as pessoas não vão descobrir sua verdadeira trajetória por conta própria;
  • torne explícita a conexão entre suas habilidades e os valores que elas geram para o seu trabalho;
  • evite simplesmente citar seus títulos, mostre o contexto das suas conquistas;

Atente-se para o fato de que essas dicas são válidas em diversos espaços. Nas conversas realizadas pessoalmente, com os clientes ou no momento de fazer networking. E, principalmente, na hora de pensar em conteúdos para compartilhar em suas mídias sociais.

O marketing de serviços é bastante desafiador, certo? Mas, tranquilize-se, basta continuar se aprofundando nesse tema para obter sucesso em suas estratégias! Confira esse post com dicas para tornar seu conteúdo mais atrativo nas mídias sociais!

 

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No post anterior, nós citamos a importância de i No post anterior, nós citamos a importância de investir no desenvolvimento de um site profissional. Um dos tópicos que destacamos foi a importância de seu site ser pensado para incentivar os usuários e preencherem um formulário de conversão, ou até mesmo efetuar uma compra.
⠀
Sim! Seu website pode ser muito mais do que uma vitrine. Ele pode ser, de fato, um canal, de atração, conversão e nutrição de leads, ou até mesmo de concretização de vendas! Mas, para isso, o site precisa ser desenvolvido e pensado com uma linha de raciocínio que trabalhe a favor de estratégias de marketing. Posicionando os CTAs (Calls to Action) e formulários de conversão nos locais certos, é possível tornar a estrutura do site bem mais inteligente. Além disso, o conteúdo fará a diferença para reter usuários e nutrir leads qualificados.
⠀
Para concretizar isso, é importante contar com especialistas na desenvolvimento de sites profissionais! A Crux oferece este serviço e tem extensa experiência na criação de sites para empresas de diversos setores. Entre em contato conosco para saber mais!
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Possuir um website próprio, atualmente, é indisp Possuir um website próprio, atualmente, é indispensável para qualquer empresa ou profissional. Entretanto, não basta apenas que o site seja feito para “cumprir tabela”. Um dos principais benefícios de investir em um site profissionalizado é que ele agrega valor à imagem da empresa/profissional. Especialistas têm o cuidado de estruturar o conteúdo com base nos objetivos de cada página (inclusive, usando técnicas de SEO) e desenvolver websites aplicando um design que segue a sua identidade visual; tudo isso ajuda a reforçar os conceitos pretendidos na criação da sua marca e seu posicionamento estratégico.
⠀
Porém, mais do que fazer com que seu site seja esteticamente agradável, condizente com sua marca e com conteúdo relevante, ele precisa ser funcional! Por isso, especialistas na área também se preocupam que o site seja responsivo, ou seja, projetado para se adequar a qualquer tipo de tela (computador, notebook, smartphone, tablet), independente da resolução.
⠀
Por que é importante que o site seja responsivo?
⠀
🔹 por ser otimizado, carrega rapidamente e evita que as pessoas desistam de visualizar a página e busquem outra alternativa;
⠀
🔹 transmite mais confiabilidade aos usuários que acessam em dispositivos com telas menores, já que as páginas ficam devidamente alinhadas;
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🔹 é mais amigável para os usuários que o acessam em telas menores, então os incentiva a navegar, efetuar compras ou preencher formulários de conversão;
⠀
🔹 os mecanismos de busca valorizam sites responsivos por darem prioridade à experiência do usuário, então, apostar nisso ajuda seu site a aparecer nas primeiras posições de resultados de busca no google e, consequentemente receber mais visitas orgânicas.
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Quer saber mais sobre a importância de ter um site responsivo? Acesse o blog da Crux e confira conteúdos sobre o tema! cruxmarketing.com.br
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Adequar o seu negócio ao digital agora é essenci Adequar o seu negócio ao digital agora é essencial para superar a crise a acompanhar as tendências de mercado, certo? Para isso, é preciso não só conhecer as teorias e estratégias de marketing, mas as ferramentas que tornam possível operacionalizar essas ações!
⠀
No programa de mentoria oferecido pela Crux, você tem a chance de conhecer ferramentas como Google Ads, Google Analytics, Google Meu Negócio, Gerenciador de Negócios do Facebook, Gerenciador de anúncios do Linkedin. Ao longo do processo, você vai aprender não só a utilizar suas funcionalidades, mas também a interpretar os dados fornecidos por elas.
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Saber selecionar as métricas mais valiosas e entender o que esses índices “dizem” sobre o desempenho das campanhas e sobre o comportamento do seu público são habilidades indispensáveis para ter sucesso no ambiente digital.
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Investindo na nossa mentoria “Marketing Digital: Faça você mesmo”, você terá:
🔹 16 horas dedicadas a você e ao seu negócio.
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⠀
Saiba mais acessando conteudo.cruxmarketing.com.br/faca-voce-mesmo
⠀
#cruxmarketing #marketingdigital #marketingdigitalbh #mentoriamarketingdigital #dojeitoquevocêentende #façavocêmesmo #transformaçãodigital
Em seu artigo para @ofuturodascoisas intitulado “O futuro do trabalho na prática”, a estrategista de marca Nathalia Montenegro destaca que a concorrência já vinha deixando de ser limitada ao aspecto geográfico há algum tempo. “Já existem empresas 100% remotas. Com colaboradores espalhados em até 10 países ou mais!”. A abundância de oportunidades dá aos profissionais opções de trabalho no mundo todo e, ao mesmo tempo, remotamente.
⠀
A Crux, como uma empresa que tem larga experiência em atender negócios de diversos setores, faz questão de ampliar essa visão. Vale destacar que a concorrência é universal/internacional não apenas no mercado de trabalho, mas também no mercado empresarial e de consumo. Ao traçar o seu plano de marketing, mesmo que você se limite e oferecer produtos e serviços apenas em sua cidade, por exemplo, é importante não ignorar que o seu público-alvo pode estar buscando soluções fora dela, usando Google, redes sociais ou fóruns!
⠀
Esse é apenas um dos aspectos sobre os quais vale a pena refletir ao pensar uma estratégia de marketing. Aprofunde o seu conhecimento! Assista à nossa série de vídeos no IGTV sobre planejamento de ações de marketing!
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#cruxmarketing #dojeitoquevocêentende #marketingdigital #transformaçãodigital #estratégiademarketing #planodemarketing #concorrência
Nathalia Montenegro, estrategista de marca, em seu Nathalia Montenegro, estrategista de marca, em seu artigo para @ofuturodascoisas intitulado “O futuro do trabalho na prática”, aponta que este futuro, que está sendo tratado como um “novo normal”, na verdade já chegou, mas vem deixando muitos empresários e gestores confusos. Segundo ela “organizações e profissionais estão em crises existenciais. Se vêem perdidos e insatisfeitos. Não entendem a raiz do problema e tentam solucionar questões do futuro com estratégias do passado”.
⠀
Uma das principais mudanças que merecem atenção é a transformação digital. A tecnologia é uma ferramenta e, assim como comenta Montenegro, “existe para otimizar o nosso trabalho”. Aqui na Crux, nós vivenciamos na pele a forma como essa mudança impactou nossa área de atuação, o marketing. Nós acompanhamos e vivenciamos de perto cada novidade que veio surgindo com esse processo de mudança. Agora que a pandemia de Coronavírus catalisou esse processo, e as relações comerciais e de negócio estão se tornando digitais de uma vez por todas, podemos afirmar: use a tecnologia a seu favor, otimize seus processos, aposte no marketing digital!
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Oferecer informação de qualidade com eficácia, Oferecer informação de qualidade com eficácia, objetividade e transparência é o caminho do sucesso no marketing digital.
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