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set 24
Midias sociais

Mídias sociais: dicas para tornar seu conteúdo mais atrativo

  • setembro 24, 2018
  • wadhy
  • Dicas, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital, Redes Sociais

Gerenciar mídias sociais pode ser um desafio quando você não sabe o que compartilhar, não é mesmo? O uso correto desses canais precisa ser uma ferramenta de geração de resultados, e um bom conteúdo é a única coisa capaz de conquistar isso.

Um grande erro cometido por diversos profissionais liberais e autônomos é tratar as mídias sociais como um portfólio. Porém, publicar somente fotos daquilo que você oferece como produto ou serviço não configura uma estratégia de marketing. É preciso aprimorar seus posts agora mesmo.

Quer entender então o que você deve incluir nas suas publicações online? Vamos lá!

Fotografias atrativas e de qualidade

Se coloque no lugar de um seguidor que ainda não conhece o seu trabalho. Você seguiria um perfil em mídias sociais que servisse apenas como vitrine, exclusivamente com fotos dos trabalhos realizados? Ou com fotos de baixa qualidade? Dificilmente.

Isso acontece porque o conteúdo fica repetitivo e desinteressante. Se o perfil não acrescenta nada para você, não há motivos para segui-lo.

É sim importante importante compartilhar esses registros, não se engane. Porém, mais importante ainda é apresentar também fotografias conceituais que chamem a atenção e gerem identificação e conexão com as pessoas que você quer atrair para a sua página. E, claro, textos que condizem com elas.

Dicas para mandar bem nas redes sociais

E o que seriam essas fotos conceituais? No caso, se tratam de imagens com elementos que demonstrem abertamente quais são os valores e a personalidade por trás daquela marca. Elas serão utilizadas para chamar a atenção. Um bom exemplo seriam fotografias de pessoas realizando gestos expressivos, como levantar o dedo ou arquear as sobrancelhas. Outra opção seriam objetos que transmitem um significado abstrato relacionado aos valores que sua marca e os seguidores têm em comum, como uma lâmpada acesa, ou uma peça de jogo de xadrez.

Para desenvolver ideias como essas que sejam pertinentes para o seu perfil, pense que você está prestando um serviço o qual acreditou ser necessário para as pessoas. Se aprofunde nas razões e sentidos que te levaram a isso. Por meio desses conceitos, você pode fazer com que potenciais seguidores e clientes cheguem a essa mesma conclusão de forma orgânica.

Imagens informativas e educativas

Seu próximo desafio para seguir na via que levará ao alcance de resultados é entender que você precisa se tornar uma fonte de informações autêntica e confiável para os seus seguidores. Afirmar ser o melhor, o maior ou compartilhar frases motivacionais clichés são atitudes que você deve evitar. Anúncios e informações rasas e superficiais como essas não têm lugar nas mídias sociais.

Isso acontece porque os usuários tendem a se conectar com as marcas que oferecem respostas às suas dúvidas ou dores. Ou seja, uma proposta de conversa mais humanizada, particularizada e próxima são muito mais passíveis de cativar os seguidores.

No livro “Marketing 4.0: Do tradicional ao digital” de Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, afirmam que, antes, as pessoas buscavam validação das marcas ouvindo autoridades e especialistas. Porém, hoje, pesquisas recentes mostram que a maioria dos consumidores acredita mais no fator social (amigos, família, seguidores das redes sociais) do que nas comunicações de marketing.

Entenda a importância das redes sociais para sua estratégia de marketing

Se tornar parte dessas relações, e ganhar um respaldo deste fator social, só é alcançável por meio desse diálogo pessoalizado. Para isso, invista então em imagens que entreguem informações, novidades e questões em geral que sejam do interesse dos seguidores. Aposte em imagens como infográficos, vídeos curtos e outros formatos semelhantes.

Há ainda um outro aspecto importante citado no “Marketing 4.0” que torna necessário investir nesses conteúdos. É o fato de o novo perfil consumidor hoje ser de pessoas constantemente conectadas, mas, principalmente, distraídas.

Infográficos e vídeos esteticamente atrativos tem um maior potencial de se destacar entre a grande quantidade de imagens que as pessoas já estão acostumadas a ver (e ignorar) diariamente. Ou seja, tanto essas imagens educativas quando as conceituais citadas anteriormente precisam funcionar como uma isca para que os seguidores direcionem a atenção para o seu perfil nas mídias sociais.

Conteúdos que conversem com o público

De acordo com uma análise de Nicola T., editora do Fantástico Mundo RP, empresas como a Netflix acertam ao determinar a voz da marca em uma rede social. Para ter esse êxito você também deve construir a forma ideal de conversar com seu público.

Nicola comenta que, no caso dessa empresa de streaming, ao interagir com seus clientes nas redes sociais ela assume uma personalidade próxima e autêntica, utilizando gírias e desabafos. Isso ajuda a humanizar a marca e faz com que as pessoas enxerguem-na como “gente como a gente”.

11 dicas para empresas que querem se promover na web

O aprendizado que você deve tirar disso é o fato de que que seus seguidores são pessoas, não números. Para conseguir números é indispensável ser verdadeiramente autêntico, e conhecer profundamente o ser com quem você estará se comunicando.

A dica é saber utilizar ferramentas do marketing de conteúdo para determinar essa voz e colocar em prática nas mídias sociais. Imagine, por exemplo, possuir um perfil semi-fictício do seu cliente ideal que fosse composto a partir dados reais? É possível ter essas informações e saber exatamente com quem você está falando se você utilizar a construção de uma persona para o seu perfil profissional.

Agora que você já entendeu as dicas primordiais para publicar conteúdo autêntico e estratégico nas mídias sociais, sem dúvidas vai você estará mais bem direcionado ao planejar suas publicações.

Quer continuar aprendendo sobre esse tema? Confira esse post sobre a definição de persona.

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No post anterior, nós citamos a importância de i No post anterior, nós citamos a importância de investir no desenvolvimento de um site profissional. Um dos tópicos que destacamos foi a importância de seu site ser pensado para incentivar os usuários e preencherem um formulário de conversão, ou até mesmo efetuar uma compra.
⠀
Sim! Seu website pode ser muito mais do que uma vitrine. Ele pode ser, de fato, um canal, de atração, conversão e nutrição de leads, ou até mesmo de concretização de vendas! Mas, para isso, o site precisa ser desenvolvido e pensado com uma linha de raciocínio que trabalhe a favor de estratégias de marketing. Posicionando os CTAs (Calls to Action) e formulários de conversão nos locais certos, é possível tornar a estrutura do site bem mais inteligente. Além disso, o conteúdo fará a diferença para reter usuários e nutrir leads qualificados.
⠀
Para concretizar isso, é importante contar com especialistas na desenvolvimento de sites profissionais! A Crux oferece este serviço e tem extensa experiência na criação de sites para empresas de diversos setores. Entre em contato conosco para saber mais!
⠀
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Possuir um website próprio, atualmente, é indisp Possuir um website próprio, atualmente, é indispensável para qualquer empresa ou profissional. Entretanto, não basta apenas que o site seja feito para “cumprir tabela”. Um dos principais benefícios de investir em um site profissionalizado é que ele agrega valor à imagem da empresa/profissional. Especialistas têm o cuidado de estruturar o conteúdo com base nos objetivos de cada página (inclusive, usando técnicas de SEO) e desenvolver websites aplicando um design que segue a sua identidade visual; tudo isso ajuda a reforçar os conceitos pretendidos na criação da sua marca e seu posicionamento estratégico.
⠀
Porém, mais do que fazer com que seu site seja esteticamente agradável, condizente com sua marca e com conteúdo relevante, ele precisa ser funcional! Por isso, especialistas na área também se preocupam que o site seja responsivo, ou seja, projetado para se adequar a qualquer tipo de tela (computador, notebook, smartphone, tablet), independente da resolução.
⠀
Por que é importante que o site seja responsivo?
⠀
🔹 por ser otimizado, carrega rapidamente e evita que as pessoas desistam de visualizar a página e busquem outra alternativa;
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🔹 transmite mais confiabilidade aos usuários que acessam em dispositivos com telas menores, já que as páginas ficam devidamente alinhadas;
⠀
🔹 é mais amigável para os usuários que o acessam em telas menores, então os incentiva a navegar, efetuar compras ou preencher formulários de conversão;
⠀
🔹 os mecanismos de busca valorizam sites responsivos por darem prioridade à experiência do usuário, então, apostar nisso ajuda seu site a aparecer nas primeiras posições de resultados de busca no google e, consequentemente receber mais visitas orgânicas.
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Quer saber mais sobre a importância de ter um site responsivo? Acesse o blog da Crux e confira conteúdos sobre o tema! cruxmarketing.com.br
⠀
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Adequar o seu negócio ao digital agora é essenci Adequar o seu negócio ao digital agora é essencial para superar a crise a acompanhar as tendências de mercado, certo? Para isso, é preciso não só conhecer as teorias e estratégias de marketing, mas as ferramentas que tornam possível operacionalizar essas ações!
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No programa de mentoria oferecido pela Crux, você tem a chance de conhecer ferramentas como Google Ads, Google Analytics, Google Meu Negócio, Gerenciador de Negócios do Facebook, Gerenciador de anúncios do Linkedin. Ao longo do processo, você vai aprender não só a utilizar suas funcionalidades, mas também a interpretar os dados fornecidos por elas.
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Saiba mais acessando conteudo.cruxmarketing.com.br/faca-voce-mesmo
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#cruxmarketing #marketingdigital #marketingdigitalbh #mentoriamarketingdigital #dojeitoquevocêentende #façavocêmesmo #transformaçãodigital
Em seu artigo para @ofuturodascoisas intitulado “O futuro do trabalho na prática”, a estrategista de marca Nathalia Montenegro destaca que a concorrência já vinha deixando de ser limitada ao aspecto geográfico há algum tempo. “Já existem empresas 100% remotas. Com colaboradores espalhados em até 10 países ou mais!”. A abundância de oportunidades dá aos profissionais opções de trabalho no mundo todo e, ao mesmo tempo, remotamente.
⠀
A Crux, como uma empresa que tem larga experiência em atender negócios de diversos setores, faz questão de ampliar essa visão. Vale destacar que a concorrência é universal/internacional não apenas no mercado de trabalho, mas também no mercado empresarial e de consumo. Ao traçar o seu plano de marketing, mesmo que você se limite e oferecer produtos e serviços apenas em sua cidade, por exemplo, é importante não ignorar que o seu público-alvo pode estar buscando soluções fora dela, usando Google, redes sociais ou fóruns!
⠀
Esse é apenas um dos aspectos sobre os quais vale a pena refletir ao pensar uma estratégia de marketing. Aprofunde o seu conhecimento! Assista à nossa série de vídeos no IGTV sobre planejamento de ações de marketing!
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#cruxmarketing #dojeitoquevocêentende #marketingdigital #transformaçãodigital #estratégiademarketing #planodemarketing #concorrência
Nathalia Montenegro, estrategista de marca, em seu Nathalia Montenegro, estrategista de marca, em seu artigo para @ofuturodascoisas intitulado “O futuro do trabalho na prática”, aponta que este futuro, que está sendo tratado como um “novo normal”, na verdade já chegou, mas vem deixando muitos empresários e gestores confusos. Segundo ela “organizações e profissionais estão em crises existenciais. Se vêem perdidos e insatisfeitos. Não entendem a raiz do problema e tentam solucionar questões do futuro com estratégias do passado”.
⠀
Uma das principais mudanças que merecem atenção é a transformação digital. A tecnologia é uma ferramenta e, assim como comenta Montenegro, “existe para otimizar o nosso trabalho”. Aqui na Crux, nós vivenciamos na pele a forma como essa mudança impactou nossa área de atuação, o marketing. Nós acompanhamos e vivenciamos de perto cada novidade que veio surgindo com esse processo de mudança. Agora que a pandemia de Coronavírus catalisou esse processo, e as relações comerciais e de negócio estão se tornando digitais de uma vez por todas, podemos afirmar: use a tecnologia a seu favor, otimize seus processos, aposte no marketing digital!
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Oferecer informação de qualidade com eficácia, Oferecer informação de qualidade com eficácia, objetividade e transparência é o caminho do sucesso no marketing digital.
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