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jun 21

7 dicas para criar blog post com mais legibilidade

  • junho 21, 2018
  • wadhy
  • Marketing Digital

Se você quiser que seus leitores leiam seus textos, é preciso criar blog post com mais legibilidade

Ler a partir de uma tela pode ser difícil, principalmente da dela de um smartphone. Então, se você quiser que os usuários leiam até o final o seu blog post, certifique-se de que elas sejam fáceis de ler. Isso resultará em mais visitantes recorrentes e uma maior taxa de conversão. Confira essas 7 dicas para criar blog posts com mais legibilidade.

1. Coloque foco na audiência do seu blog post

Pergunte-se: para quem eu estou escrevendo? Isso vai garantir que seu texto não seja de difícil entendimento para o público para o qual você está escrevendo. Se você escreve sobre video game e foca em adolescentes, a linguagem precisa ser leve e fácil. Mas, se o seu público for formado por especialistas com pós-graduação, seu texto poderá ser muito mais desafiador e ainda assim ser adequado. Para algumas audiências, um texto pode ser simplificado, enquanto que para outras audiências, as regras serão um pouco rígidas demais. Se você quiser mergulhar um pouco mais na arte de redação para pessoas e SEO, consulte-nos!

2. Seja objetivo ao construir os parágrafos do seu blog post

Escreva parágrafos claros, de forma objetiva. Para uma postagem no blog, comece seu parágrafo com a frase mais importante (aquela que contém a palavra-chave do texto) e desenvolva a partir daí.  Desta forma, um leitor será capaz de compreender o conteúdo mais relevante do seu artigo, apenas lendo as primeiras frases dos seus parágrafos. Certifique-se de que os parágrafos não sejam muito longos (4-5 frases, no máximo).

3. Use frases curtas para o seu blog post

Tente escrever frases curtas. Frases curtas são mais fáceis de ler e entender do que frases longas. Além disso, você terá menos chances de cometer erros gramaticais. Consideramos frases com mais de 20 palavras como longas. Tente limitar essas frases longas e certifique-se de que um parágrafo não contenha mais de uma frase longa.

4. Limite o uso de palavras difíceis no seu blog post

Limite o uso de palavras difíceis de ler e até mesmo de palavras pouco usuais. É claro que, em alguns casos, o seu post é sobre algo que é difícil de explicar ou requer um vocabulário mais avançado. Nesses casos, certifique-se de que suas frases e parágrafos não sejam muito longos.

Ah, e a menos que você esteja se concentrando em um nicho de mercado, palavras difíceis geralmente são palavras-chave de foco menos úteis para uma página. Use sinônimos. Tenha em mente que o mais importante é que sua palavra-chave de foco tenha que se encaixar no assunto da postagem. Pesquisa de palavras-chave adequada lhe dará as alternativas certas para uma palavra-chave de foco difícil.

5: Use palavras de transição no seu blog post

Você pode tornar um texto muito mais legível usando palavras de transição adequadas. Palavras de transição são palavras como “mais importante”, “porque”, “assim” ou “além disso”. Eles dão direção aos seus leitores, um sinal de que algo está chegando: se você estiver resumindo, você usará primeiro, segundo, terceiro, etc. Se quiser contrastar, você escreverá “mesmo”, “menos”, “melhor”, “enquanto”. Se você quiser concluir, você usará “consequentemente”  ou “por isso”.

Usar palavras de transição será como colocar cimento entre suas frases: a relação entre duas sentenças torna-se aparente. Os leitores entenderão seu conteúdo muito melhor se você fizer uso adequado desses tipos de palavras.

6: Misture tudo no seu blog post!

Para um texto ser atraente para um leitor, ele deve ser muito variado. Isso significa que você deve tentar misturar um pouco! Alterne os parágrafos e sentenças mais longos com os curtos e tente usar sinônimos se você costuma usar uma palavra com muita frequência. Isso pode tornar seu texto mais atraente e muito mais legível também.

7. Use ferramentas de SEO

Alguns plugins de SEO possuem ferramentas de verificação de legibilidade. Um exemplo é o Yoast SEO; ele verifica a duração de suas frases e parágrafos e se você usa palavras de transição ou subtítulos. Além disso, avalia se você não usa voz passiva com muita frequência.

Conclusão

Se você quiser que seus leitores leiam toda a postagem do seu blog, certifique-se de que o texto seja fácil de ler. Não faça um texto mais difícil do que o necessário. Evite frases longas e escreva parágrafos claros. O plug-in do Yoast SEO pode ajudá-lo a verificar a legibilidade do seu conteúdo. Dessa forma, você poderá verificar se o seu texto é SEO amigável e legível ao mesmo tempo!

Outra maneira de garantir que um texto seja legível é escolher a tipografia correta. Você não deve usar uma fonte pequena e verifique se o espaçamento entre as linhas é grande o suficiente.

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Sim! Seu website pode ser muito mais do que uma vitrine. Ele pode ser, de fato, um canal, de atração, conversão e nutrição de leads, ou até mesmo de concretização de vendas! Mas, para isso, o site precisa ser desenvolvido e pensado com uma linha de raciocínio que trabalhe a favor de estratégias de marketing. Posicionando os CTAs (Calls to Action) e formulários de conversão nos locais certos, é possível tornar a estrutura do site bem mais inteligente. Além disso, o conteúdo fará a diferença para reter usuários e nutrir leads qualificados.
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A Crux, como uma empresa que tem larga experiência em atender negócios de diversos setores, faz questão de ampliar essa visão. Vale destacar que a concorrência é universal/internacional não apenas no mercado de trabalho, mas também no mercado empresarial e de consumo. Ao traçar o seu plano de marketing, mesmo que você se limite e oferecer produtos e serviços apenas em sua cidade, por exemplo, é importante não ignorar que o seu público-alvo pode estar buscando soluções fora dela, usando Google, redes sociais ou fóruns!
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Nathalia Montenegro, estrategista de marca, em seu Nathalia Montenegro, estrategista de marca, em seu artigo para @ofuturodascoisas intitulado “O futuro do trabalho na prática”, aponta que este futuro, que está sendo tratado como um “novo normal”, na verdade já chegou, mas vem deixando muitos empresários e gestores confusos. Segundo ela “organizações e profissionais estão em crises existenciais. Se vêem perdidos e insatisfeitos. Não entendem a raiz do problema e tentam solucionar questões do futuro com estratégias do passado”.
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