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fev 14

Empresas do futuro vão focar no papel que as pessoas têm no mundo

  • fevereiro 14, 2018
  • wadhy
  • Matérias

Voltemos lá na década de 1940… o Leasing ganha popularidade, baseado, sobretudo, no empréstimo de armas para os países aliados, com possibilidade de compra ou de devolução após o uso.

A partir disto, o conceito se estendeu para os imóveis, carros, outros bens duráveis e até não duráveis mundo afora, com possibilidade de renovação contratual recebendo um produto mais novo e atual. Isso foi o primeiro passo para substituir a compra pelo “aluguel”.

Chegou então a indústria dos eletroeletrônicos… percebendo que esse modelo as faria ter menor receita, as grandes companhias começaram a incutir o desejo de posse no consumidor final (com a publicidade, claro!), alinhando-o com a obsolescência programada: aparelhos cada vez mais caros e mais rapidamente caindo em desuso, a recompra seria garantida quando uma tecnologia mais avançada com um design mais atraente fosse lançada a cada ano.

Na indústria da moda, a coisa foi por um caminho similar. Os grandes estilistas do início do século 20 faziam roupas para durar, alfaiataria de qualidade que passava por gerações, mas, essa indústria também percebeu que precisaria massificar, apenas tendo em mente que o consumidor queria continuar consumindo estilo. Surge então o fast fashion, que traz para as araras de grandes magazines o que está sendo apresentado nas passarelas, com preço acessível, capilaridade, às vezes qualidade duvidosa e muitas vezes, com trabalho escravo ou análogo à escravidão.

No meio disso tudo veio também o aquecimento global, a consciência sobre o uso indiscriminado de recursos, a geração de lixo não reciclável, o aumento da temperatura global e a escassez. Cada vez mais pessoas tornavam-se conscientes do seu impacto no mundo, sua pegada. Este efeito pêndulo nos fez entrar em uma nova era, que alia a tecnologia à consciência e ao legado que queremos deixar.

Esta é a era do “Less is more“, do desapego, com pessoas mais preocupadas em ter novas experiências (algumas querendo mostrá-las nas redes sociais) do que ter coisas… mais bacana do que ter o carro do ano é viajar para um lugar que ninguém nunca foi, comer no restaurante que é delicioso e poucos conhecem, ser descobridor, desbravador, influenciador.

O futuro tem este tom, de ter cada vez menos e experenciar cada vez mais.

Car sharing já é realidade em muitos países (em 2015, 4,8 milhões de pessoas utilizaram o serviço no mundo). Em 2020, o setor deve movimentar 6,2 bilhões de dólares; House Sharing já acontece via Airbnb (em que é possível alugar um quarto na casa de alguém ou o apartamento inteiro) e há muitos projetos em que pessoas com perfis semelhantes decidem morar juntas e compartilhar espaços e a vida (há até um aplicativo em que o usuário encontra seu “match” de moradia).

Ter um escritório já não faz mais sentido para muitas empresas: o Coworking é a solução perfeita, provendo espaço, tecnologia e networking; Há cada vez mais lojas e apps em todo o mundo em que é possível alugar e compartilhar ferramentas, máquinas, robôs, celulares, bolsas e roupas de grifes famosas; A informação é compartilhada, o conhecimento está disponível para todos, online, em tempo real, na nuvem: os filmes e as músicas estão em streaming, as aulas estão em vídeos.

O ter vai dando lugar ao experimentar para depois ter (ou não). Há agora um filtro no que se consome, uma equação que parece ser boa para as pessoas, para o planeta e até para as marcas, que terão consumidores mais convictos de uma compra.

Ao contrário do dicionário que define Compartilhamento como:

1- Partilha: divisão, partilha, repartimento

ou

2- Ação de repartir: distribuição, repartição, subdivisão.

… o compartilhamento é libertador, democrático, diminui desigualdades, desperdícios, aumenta o poder de consumo e a abundância.

As empresas que mais investem em tecnologias disruptivas baseadas em compartilhamento são, ironicamente, as mais valiosas nas bolsas de todo o mundo! Airbnb, Uber, Wework, Netflix, Spotify, Whatsapp, WeChat, Amazon… boa parte delas não existia há 10 anos.

Quais serão as empresas mais valiosas do mundo nos próximos dez anos? Especialistas dizem que elas ainda não nasceram…

Certamente elas irão nascer detectando “dores” dos consumidores, democratizando o “ter” e o acesso, utilizando menos recursos e mais tecnologia. Essas empresas irão focar menos no indivíduo e em sua exclusividade pela posse, e mais em sua exclusividade por ser quem é e pelo seu papel no mundo!

 

FONTE: O futuro das coisas

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Em seu artigo para @ofuturodascoisas intitulado “O futuro do trabalho na prática”, a estrategista de marca Nathalia Montenegro destaca que a concorrência já vinha deixando de ser limitada ao aspecto geográfico há algum tempo. “Já existem empresas 100% remotas. Com colaboradores espalhados em até 10 países ou mais!”. A abundância de oportunidades dá aos profissionais opções de trabalho no mundo todo e, ao mesmo tempo, remotamente.
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A Crux, como uma empresa que tem larga experiência em atender negócios de diversos setores, faz questão de ampliar essa visão. Vale destacar que a concorrência é universal/internacional não apenas no mercado de trabalho, mas também no mercado empresarial e de consumo. Ao traçar o seu plano de marketing, mesmo que você se limite e oferecer produtos e serviços apenas em sua cidade, por exemplo, é importante não ignorar que o seu público-alvo pode estar buscando soluções fora dela, usando Google, redes sociais ou fóruns!
⠀
Esse é apenas um dos aspectos sobre os quais vale a pena refletir ao pensar uma estratégia de marketing. Aprofunde o seu conhecimento! Assista à nossa série de vídeos no IGTV sobre planejamento de ações de marketing!
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Nathalia Montenegro, estrategista de marca, em seu Nathalia Montenegro, estrategista de marca, em seu artigo para @ofuturodascoisas intitulado “O futuro do trabalho na prática”, aponta que este futuro, que está sendo tratado como um “novo normal”, na verdade já chegou, mas vem deixando muitos empresários e gestores confusos. Segundo ela “organizações e profissionais estão em crises existenciais. Se vêem perdidos e insatisfeitos. Não entendem a raiz do problema e tentam solucionar questões do futuro com estratégias do passado”.
⠀
Uma das principais mudanças que merecem atenção é a transformação digital. A tecnologia é uma ferramenta e, assim como comenta Montenegro, “existe para otimizar o nosso trabalho”. Aqui na Crux, nós vivenciamos na pele a forma como essa mudança impactou nossa área de atuação, o marketing. Nós acompanhamos e vivenciamos de perto cada novidade que veio surgindo com esse processo de mudança. Agora que a pandemia de Coronavírus catalisou esse processo, e as relações comerciais e de negócio estão se tornando digitais de uma vez por todas, podemos afirmar: use a tecnologia a seu favor, otimize seus processos, aposte no marketing digital!
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Oferecer informação de qualidade com eficácia, Oferecer informação de qualidade com eficácia, objetividade e transparência é o caminho do sucesso no marketing digital.
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