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O poder da mensuração de resultados no marketing digital

  • agosto 1, 2016
  • wadhy
  • Marketing Digital

resultados-digitais

 

Dentro de uma estratégia de marketing online, é de suma importância fazer um trabalho de mensuração de resultados no marketing digital. O motivo disso é que a partir de alguns dados é possível não somente avaliar se sua campanha está caminhando no rumo certo, mas também ter maior precisão na tomada de decisões, podendo agir de forma pontual diante de eventualidades.

Um dos diferenciais do marketing digital é exatamente sua precisão na mensuração de resultados. Por isso, continue lendo o post de hoje e aprenda a tirar proveito dessa característica!

A importância da análise de resultados

Pense em uma campanha que esteja no caminho certo, com retornos que justificam os gastos realizados e sucesso comercial da marca. Agora pense que, diante de alguma eventualidade, essa campanha precise mudar de rumo, ou seja, investimentos precisam ser reavaliados para que a saúde financeira da empresa não seja afetada. Como fazer isso sem grandes prejuízos em escala global?

Evidentemente, essa tarefa seria muito mais fácil se houvesse uma mensuração dos resultados obtidos pela empresa, pois seria possível entender melhor o que estava fazendo a diferença e o que era irrelevante dentro da campanha.

Assim, podemos dizer que mensurar resultados é, acima de tudo, uma proteção para eventuais problemas futuros. Não basta fazer funcionar: num mercado tão competitivo quanto o de marketing online, é preciso saber o motivo de dar certo.

Dessa maneira, é preciso ter meios para sanar dúvidas sobre a campanha, como a quantidade de compras realizadas, de pessoas cadastradas em promoções, de vezes em que o site foi acessado, entre outras.

O que devemos mensurar

Para que a mensuração da campanha resulte em uma análise precisa e relevante, é preciso obter os indicadores corretos para a tomada de decisão. Para isso, você deve partir das metas gerais de marketing: se o seu objetivo com a campanha é aumentar as vendas, observe quantos de seus leads são convertidos em clientes; se você quer conseguir mais visitantes no seu site, acompanhe o número de acessos e a fonte desses acessos. Também leve em consideração as metas específicas e a particularidades de cada canal, como blogs, redes sociais, e-mails ou sites. Todas essas informações podem ser obtidas através de ferramentas e softwares de análise adequados para essa tarefa.

Algumas ferramentas úteis

Para mapear os dados de acesso, sugerimos opções como o Google Analytics e o Piwik, duas das ferramentas mais completas disponíveis. Oferecidas gratuitamente, elas permitem a análise profunda de qualquer site da internet, oferecendo informações pertinentes para as empresas.

Com elas é possível saber a quantidade de visitantes de seu site em determinado período, o tempo de permanência dos visitantes na página, a quantidade de páginas acessadas por visita, as principais áreas acessadas, a origem dos visitantes, as principais palavras-chave que trouxeram os visitantes para o seu site, o número de vezes que o formulário de contato foi preenchido, entre outras informações relevantes.

Ter meios para acompanhar o comportamento de sua marca em ambiente online é essencial para o sucesso de uma campanha. Para isso, ferramentas como o Google Analytics fazem toda a diferença.

E você, tem mais dicas sobre a mensuração de resultados no marketing digital? Já mede os seus resultados? Comente aqui como e quais indicadores você acompanha!

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No post anterior, nós citamos a importância de i No post anterior, nós citamos a importância de investir no desenvolvimento de um site profissional. Um dos tópicos que destacamos foi a importância de seu site ser pensado para incentivar os usuários e preencherem um formulário de conversão, ou até mesmo efetuar uma compra.
⠀
Sim! Seu website pode ser muito mais do que uma vitrine. Ele pode ser, de fato, um canal, de atração, conversão e nutrição de leads, ou até mesmo de concretização de vendas! Mas, para isso, o site precisa ser desenvolvido e pensado com uma linha de raciocínio que trabalhe a favor de estratégias de marketing. Posicionando os CTAs (Calls to Action) e formulários de conversão nos locais certos, é possível tornar a estrutura do site bem mais inteligente. Além disso, o conteúdo fará a diferença para reter usuários e nutrir leads qualificados.
⠀
Para concretizar isso, é importante contar com especialistas na desenvolvimento de sites profissionais! A Crux oferece este serviço e tem extensa experiência na criação de sites para empresas de diversos setores. Entre em contato conosco para saber mais!
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Possuir um website próprio, atualmente, é indisp Possuir um website próprio, atualmente, é indispensável para qualquer empresa ou profissional. Entretanto, não basta apenas que o site seja feito para “cumprir tabela”. Um dos principais benefícios de investir em um site profissionalizado é que ele agrega valor à imagem da empresa/profissional. Especialistas têm o cuidado de estruturar o conteúdo com base nos objetivos de cada página (inclusive, usando técnicas de SEO) e desenvolver websites aplicando um design que segue a sua identidade visual; tudo isso ajuda a reforçar os conceitos pretendidos na criação da sua marca e seu posicionamento estratégico.
⠀
Porém, mais do que fazer com que seu site seja esteticamente agradável, condizente com sua marca e com conteúdo relevante, ele precisa ser funcional! Por isso, especialistas na área também se preocupam que o site seja responsivo, ou seja, projetado para se adequar a qualquer tipo de tela (computador, notebook, smartphone, tablet), independente da resolução.
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Por que é importante que o site seja responsivo?
⠀
🔹 por ser otimizado, carrega rapidamente e evita que as pessoas desistam de visualizar a página e busquem outra alternativa;
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🔹 transmite mais confiabilidade aos usuários que acessam em dispositivos com telas menores, já que as páginas ficam devidamente alinhadas;
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🔹 é mais amigável para os usuários que o acessam em telas menores, então os incentiva a navegar, efetuar compras ou preencher formulários de conversão;
⠀
🔹 os mecanismos de busca valorizam sites responsivos por darem prioridade à experiência do usuário, então, apostar nisso ajuda seu site a aparecer nas primeiras posições de resultados de busca no google e, consequentemente receber mais visitas orgânicas.
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Quer saber mais sobre a importância de ter um site responsivo? Acesse o blog da Crux e confira conteúdos sobre o tema! cruxmarketing.com.br
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Adequar o seu negócio ao digital agora é essenci Adequar o seu negócio ao digital agora é essencial para superar a crise a acompanhar as tendências de mercado, certo? Para isso, é preciso não só conhecer as teorias e estratégias de marketing, mas as ferramentas que tornam possível operacionalizar essas ações!
⠀
No programa de mentoria oferecido pela Crux, você tem a chance de conhecer ferramentas como Google Ads, Google Analytics, Google Meu Negócio, Gerenciador de Negócios do Facebook, Gerenciador de anúncios do Linkedin. Ao longo do processo, você vai aprender não só a utilizar suas funcionalidades, mas também a interpretar os dados fornecidos por elas.
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Saiba mais acessando conteudo.cruxmarketing.com.br/faca-voce-mesmo
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Em seu artigo para @ofuturodascoisas intitulado “O futuro do trabalho na prática”, a estrategista de marca Nathalia Montenegro destaca que a concorrência já vinha deixando de ser limitada ao aspecto geográfico há algum tempo. “Já existem empresas 100% remotas. Com colaboradores espalhados em até 10 países ou mais!”. A abundância de oportunidades dá aos profissionais opções de trabalho no mundo todo e, ao mesmo tempo, remotamente.
⠀
A Crux, como uma empresa que tem larga experiência em atender negócios de diversos setores, faz questão de ampliar essa visão. Vale destacar que a concorrência é universal/internacional não apenas no mercado de trabalho, mas também no mercado empresarial e de consumo. Ao traçar o seu plano de marketing, mesmo que você se limite e oferecer produtos e serviços apenas em sua cidade, por exemplo, é importante não ignorar que o seu público-alvo pode estar buscando soluções fora dela, usando Google, redes sociais ou fóruns!
⠀
Esse é apenas um dos aspectos sobre os quais vale a pena refletir ao pensar uma estratégia de marketing. Aprofunde o seu conhecimento! Assista à nossa série de vídeos no IGTV sobre planejamento de ações de marketing!
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Nathalia Montenegro, estrategista de marca, em seu Nathalia Montenegro, estrategista de marca, em seu artigo para @ofuturodascoisas intitulado “O futuro do trabalho na prática”, aponta que este futuro, que está sendo tratado como um “novo normal”, na verdade já chegou, mas vem deixando muitos empresários e gestores confusos. Segundo ela “organizações e profissionais estão em crises existenciais. Se vêem perdidos e insatisfeitos. Não entendem a raiz do problema e tentam solucionar questões do futuro com estratégias do passado”.
⠀
Uma das principais mudanças que merecem atenção é a transformação digital. A tecnologia é uma ferramenta e, assim como comenta Montenegro, “existe para otimizar o nosso trabalho”. Aqui na Crux, nós vivenciamos na pele a forma como essa mudança impactou nossa área de atuação, o marketing. Nós acompanhamos e vivenciamos de perto cada novidade que veio surgindo com esse processo de mudança. Agora que a pandemia de Coronavírus catalisou esse processo, e as relações comerciais e de negócio estão se tornando digitais de uma vez por todas, podemos afirmar: use a tecnologia a seu favor, otimize seus processos, aposte no marketing digital!
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Oferecer informação de qualidade com eficácia, Oferecer informação de qualidade com eficácia, objetividade e transparência é o caminho do sucesso no marketing digital.
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